Nos Bastidores…

CAPIVARI REGISTRA DOIS CASOS DE SÍFILIS CONGÊNITA
Além de ser conhecido como o mês da prevenção ao Câncer de Mama e Colo do Útero, outubro também é o mês de combate à Sífilis Congênita, conhecido como Outubro Verde. Neste ano, a Vigilância Epidemiológica registrou dois casos da doença em Capivari. A campanha tem o objetivo de reduzir o número de casos de bebês nascidos com sífilis congênita e, para isso, estimula ações de conscientização e informação.

ALERTA
A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível causada pela bactéria Treponema pallidum, que pode atravessar a probabilidade de o bebê ser contaminado varia de acordo com o tempo em que ele passou exposto à bactéria e do estágio clínico da doença da mãe. Por isso, quanto mais cedo for feito o diagnóstico, o feto terá menos riscos.
A grande questão, porém, é que nem sempre as gestantes com sífilis fazem o tratamento correto durante o pré-natal.
Quando isso acontece, é importante que o bebê passe por diversos exames logo depois de nascer, para avaliar se foi ou não contaminado. Se o resultado for positivo, ele deve ficar internado por 10 dias para ser tratado com antibióticoplacenta em qualquer fase da gestação.

ATENDIMENTO
É possível ainda que o bebê nasça sem qualquer sinal da doença ou que apresente características como baixo peso, obstrução nasal, choro ao manuseio, prematuridade, rinite com coriza sanguinolenta, entre outras consequências. E tudo isso pode ser evitado de uma maneira simples: com o uso da camisinha.
Testes rápidos são disponibilizados nas Unidades e no Ambulatório IST, que fica localizado na Rua Bento Dias, 265, Centro. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h30. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3492-7442.

FESTA DAS CRIANÇAS
A tradicional Festa das Crianças será realizada neste domingo, dia 22, a partir das 9h, na Praça Central. Todos os pequenos presentes ganharão tickets para a retirada de pipoca, refrigerante e algodão-doce.
Além disso, poderão se divertir nos brinquedos que ficarão instalados no centro da praça, gratuitamente.
Durante esta semana, os alunos da Rede Municipal de Ensino estão recebendo cupons com um número para o sorteio de prêmios. Também será possível pegar o cupom no dia do evento. É importante frisar que os prêmios só serão disponibilizados aos sorteados que estiverem no local.

EVENTO OUTUBRO ROSA
A população está convidada a participar da passeata que sairá às 9h do pátio da Igreja Santa Cruz. Durante a manhã também será possível realizar a doação de cabelos.
Uma manhã beneficente, de conscientização, serviços gratuitos e apresentações artísticas.
O evento Outubro Rosa será realizado neste sábado, dia 21.
A passeata está marcada para as 9h, em frente ao pátio da Igreja Santa Cruz e seguirá em direção à Praça Central.
Pelo caminho serão distribuídas rosas pelos atiradores do Tiro de Guerra às pessoas do comércio que serão convidadas a participar da passeata e do evento.

HOMENAGEM AO DIA DO MÉDICO NA CÂMARA
Através do vereador médico Dr. Guacyro à Câmara Municipal fez na última segunda-feira uma homenagem e a entrega de uma Moção em relação ao dia do Medico. Foram homenageados os médicos dr, Arnaldo Nacarato e dr. Munhoz, que atuam também na rede pública.
Todos os 13 vereadores usaram a tribuna para parabenizar os dois médicos homenageados.

Dr. ARNALDO NACARATO
Que já foi vereador veio acompanhado da esposa e sogro e aproveitou para rever os amigos, bater um papo com o presidente Bruno Barnabé e ver às exposições expostas na Câmara. Os dois médicos ficaram até o final da sessão.

PRESIDENTE DA CÂMARA FALA SOBRE OS AMBULANTES
O presidente da Câmara Municipal de Capivari, vereador Bruno Barnabé (PSDB), preocupado com as constantes reclamações de comerciantes locais quanto ao comércio de ambulantes, falou na Câmara sobre o problema.
O vereador afirma que vem sendo procurado pelos comerciantes locais que reclamam de ambulantes de fora do município sem licença para trabalhar. “Isto está incomodando o comércio local que arrecada impostos na cidade e, principalmente aqueles que vendem hortifruti, que recolhem impostos, empregam funcionários de Capivari e que estão sofrendo com a vinda de ambulantes para vender esses produtos”,

PRESIDENTE SAI EM DEFESA DOS COMERCIANTES LOCAIS
O vereador acredita que o melhor caminho seja a revisão da legislação municipal.
“Já conversei com o vice-prefeito Vitão e vamos rever a lei que dispõe sobre a regularização do comércio ambulante e aumentar a fiscalização, ver se eles estão recolhendo as taxas previstas em lei para fazer seu comércio. Espero que haja adequação da lei e definição de onde esses comerciantes poderão fazer suas vendas”, disse.
Bruno Barnabé (PSDB) defende o trabalho dos comerciantes locais.
“Nós não podemos prejudicar e ser injustos com aqueles que no ano inteiro contribuem com o desenvolvimento da cidade, pagando seus impostos e oferecendo emprego às pessoas de Capivari”, finaliza