Missões:

Caríssimo(a) leitor(a) deste jornal que tanto colabora com a erudição de nossa gente em Capivari e na região,
Neste mês de outubro estamos aprendendo a conjugar o verbo missionar.
Missionar quer dizer lançar sementes na terra do coração de cada cristão de cada batizado.
É tempo de despertar nossa vocação de batizados comprometidos com o projeto de Jesus de Nazaré.
Missionar significa entrar na escola de Jesus para aumentar nossa fé e assim acolhermos as diversas culturas e religiões.
Somos chamados(as) a ser ecumênicos, saber dialogar, assim vamos abrindo caminhos novos para anunciar os valores do Reino de Deus.
Há uma estrada aberta para edificar os valores do Reinado de Deus.
Cada um de nós, onde nos encontramos, somos chamados a dar saltos maiores para edificar este reinado de Deus.
E começa por pequenos gestos como oferecendo um “Bom Dia” para quem trabalha conosco com um sorriso largo em nossos lábios.
Este gesto pode ser ampliado quando vamos as compras e oferecendo aos balconistas este sorriso energético.
Muitas vezes nem olhamos para os que trabalham nos caixas das lojas e supermercados.
Vamos ampliar nossa corrente de boas maneiras levando um sorriso que é a marca de uma pessoa de bem com a vida.
É o que diz o Papa Francisco que o cristão não pode ser cristão de rosto entristecido; O cristão precisa ser pessoa da alegria, que expande alegria. Como cativar as pessoas se não sabemos dar um sorriso generoso?
Em um segundo plano quero refletir contigo sobre missionar mais abrangente. Sim, é preciso abrir os olhos, o coração. Missionar alargando os horizontes para nosso Brasil.
Depois para os continentes diversos. Há um povo, há pessoas que necessitam de nosso abraço.
As vezes pensamos que evangelizar é tarefa de padre, religiosa, papa, bispos e nos esquecemos engavetados de nosso batismo.
É tempo de reativar, revestir-se do Espírito de Deus, O mesmo Espírito que acompanhou Jesus em sua missão, é o mesmo que pode aquecer nosso coração para sairmos ao encontro das pessoas carentes de uma presença amorosa, gratuita.
A evangelização passa por gestos concretos: Através de uma visita, um sorriso, uma palavra de conforto, levando consigo o que você tem para oferecer, uma experiência de tua vida, até ao contar uma anedota, relacionar-se com as crianças, e até chegar a partilhar com estas pessoas a Palavra de Deus.
Passos devem ser dados. Nada de imposição.
Em primeiro lugar querer sair, ser Igreja em saída. Depois aproximar das pessoas, dialogar, escutar, escutar.
Repito mais uma vez: nada impor. A evangelização passa pela gratuidade de dar-se. Ninguém vai evangelizar querendo fazer um outro católico. Vamos porque cremos na força do amor de Deus e buscamos levar Jesus Cristo ressuscitado entre nós.
Então, também, missionar é estar em sintonia com os missionários mais distantes.
Pense e reze por estes e estas que deixam a Pátria para ajudar mais distante.
E, missionar é também alargar horizontes com boas leituras, então convido você a ter em tua casa uma boa revista missionária, como o “ Mundo e Missão”.
Ler os relatos, inteirar-se do que se é dito. Imagine o que se passa neste momento em São Salvador: bispo e padres, religiosas, leigos sequestrados.
Pensemos na África Central num país denominado Camarões que foram sequestrados recentemente 6 padres e outros leigos.
Caro amigo leitor(a) estas notícias colhemos nestas revistas ou sites de congregações e dioceses diversas.
A televisão não tem interesse em mostrar estes fatos. Olhemos mais longe, mais longe!
Pergunte-se: poderei eu também ir mais longe pra ajudar as comunidades carentes?
Peça ao Espírito do Senhor que te ajude a sair de si mesmo.
Ou, avance em águas mais profundas unindo com outras pessoas para sustentar os desfavorecidos da sua região. Quanta pessoa machucada, outras deprimidas, sem trabalho…. organize alguma ajuda e ofereça a esta família.
É tempo de aprender com a ascensão de Jesus ao céu (Atos 1,8); Os discípulos olham mais longe.
Destaca-se o movimento geográfico de Jerusalém para os confins do mundo.
Havia mais mundo a ser evangelizado. Ainda hoje. Eles não são enviados para fazer proselitismo, mas para anunciar.; o cristão não faz proselitismo.
O mesmo Espírito, que guia a Igreja universal, inspira homens e mulheres simples para missões extraordinárias.
E foi assim com a jovem francesa, Pauline Jaricot, há exatamente 200 anos, fundou a Associação para a Propagação da Fé, com sua beatificação celebrada neste ano jubilar.
Ela acolheu a inspiração de Deus e colocou em movimento uma rede de oração e coleta para os missionários…..
Sejamos missionários. Ali no trabalho, em família, olhando mais distante.
Sonhemos com uma Igreja missionária. Sim, oxalá todos nós sejamos na Igreja o que já somos em virtude do Batismo: profetas, testemunhas, missionários do Senhor.
Como Moisés falando ao seu povo: “Quem dera todo o povo fosse profeta” (Números 11,29)!
Concluo esta reflexão assim: recorde do sacerdote que te batizou, de seus padrinhos, seus pais.
Agradeça a eles por ter dado a você o dom desta graça divina.
Um abraço grande.
Irmã Sônia de Fátima Batagin, sjbp (irmãs de Jesus Bom Pastor-Pastorinhas)