22° Domingo do Tempo Comum – Vocação Leiga

Queridos irmãos e irmãs em Cristo Jesus, a liturgia desse final de semana tem o propósito de nos ensinar o modo pelo qual devemos servir ao Senhor, que é através da Humildade, a Gratuidade e o amor desinteressado. Com isso, já podemos associar a vocação leiga, ou seja, o chamado que Deus faz a cada homem e mulher para se doar ao Reino, através do dom de servir na paróquia em que participa, por exemplo, ser catequista, ministro da eucaristia, pastoral familiar, batismo, equipe de festa, liturgia, acólitos e coroinhas, movimento da mãe rainha, vicentinos e assim por diante.
Chamado este que trás alegria ao coração daquele que exerce com humildade, amor e sem esperar nada em troca, ou seja, sem esperar ser reconhecido pela missão que Deus lhe confiou.
Ao nos depararmos com a primeira leitura, verificamos a figura de um sábio que aconselha o caminho da humildade para que o homem possa ter êxito e ser Feliz em Deus.
A segunda leitura nos chama a atenção para os momentos em que vivemos uma fé cômoda, sem grandes vivências e exigências de nós mesmo, seria o famoso católico que cumpre preceito, vou a missa apenas ao final de semana e não realizo mais nada. Nesse sentido, a leitura nos convida a renovar a nossa fé e o nosso encontro com Deus que parte da alegria e do servir, não podemos deixar esquecer que pelo batismo Deus nos fez fervorosos em seu amor.
No evangelho, o tema da humildade se faz presente quando Jesus convida a todos para participar do “banquete do reino”, pois, para participar deste banquete é necessário ser humilde, com o coração puro e principalmente sem ter segundas intenções, pois, neste evangelho o Senhor também denúncia a ambição, as trocas de favores, a luta pelo poder e o reconhecimento.
Para finalizar esta reflexão, o ser humilde significa assumir com simplicidade o nosso lugar, colocar os nossos talentos a disposição do Reino de Deus, nos colocar no serviço de todos com amor, sem ter que magoar, ou humilhar alguém por aquilo que somos capazes de realizar. Lembre-se que o Dom de Deus é gratuito e se Ele te deu vários talentos e habilidades é sinal de que o próximo precisa do seu ensinamento, amor e dedicação, para que juntos construam um lindo caminho de amor e salvação.
Que o Espírito Santo, nos reavive neste final de Semana e que possamos nos perguntar: Será que estou colocando o meu servir a serviço de todos? Estou preocupado com reconhecimentos? Estou preparado para participar do banquete do Senhor? As respostas caro irmão e irmã você encontrara no profundo do seu coração, aonde a voz de Deus ressoa dentro de ti.
Deus abençoe a todos.

Diego Kobal