VINDE ESPÍRITO DE AMOR

At 2,1-3
Jo 20,19-23

“VINDE ESPÍRITO SANTO ENCHEI OS CORAÇÕES DOS VOSSOS FIEIS e acendei neles o fogo do Vosso Amor.
Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da Terra.
Celebramos, hoje, a Solidade de Pentecostes. “PENTECOSTES” é uma palavra que vem do grego e significa “quinquagésima”. É uma festa judaica e cristã; celebrada cinquenta dias após a Páscoa, tanto para os judeus como para os cristãos. Para os judeus, era uma festa muito bonita, a festa da colheita e depois, principalmente, a entrega da Tábua das Leis (Mandamentos) à Moisés no Monte Sinai.
Para os cristãos é uma festa de grande importância, não só histórica mas de permanente fé no Mistério do Espírito Santo no qual vivemos e somos.
Os apóstolos se achavam reunidos no Cenáculo e comemoravam o Pentecostes judaico. Com eles estava Maria, a mãe que Jesus lhes deu e outras mulheres. Eis que se ouve um vento impetuoso, vêem-se fogos em forma de línguas de fogo e todos em êxtase falavam líguas estrangeiras.
É o Espírito Santo que sopra. Espírito ou vento aqui, são palavras com o mesmo significado: O Espírito sopra onde quer. A lição que nos fica é a explosão do AMOR.
Os apóstolos confirmados na fé, imbuídos de ardor falavam a todos que estavam na Festa de Pentecostes.
E havia gente de todo o mundo conhecido naquela época. Gente que falava diferentes línguas. Pelo milagre do Amor, todos os ouvintes entendiam as mensagens na sua própria língua.
São Lucas, o evangelista de estilo mais histórico, enuncia nos ATOS DOS APÓSTOLOS, todos esse povos. Poderíamos, como exercício de compreensão e memória, ler o seu texto: Atos dos Apóstolos, capítulo 2, 1-11.
Imploremos do Espírito Santo os seus dons, nós os recebemos no Batismo! Mas é preciso pedir a Deus, que se tornem em atos na nossa vida diária.
O grande dom que Deus nos entregou foi o seu Amor, o Espirito Santo. No dia de Pentecostes celebramos a entrega aos homens, do amor de Deus.
Pentecostes é agora a festa da unidade entre os povos.Festa de ação de graças e da alegria para todos os povos. O Espírito Santo é dado a todos, ninguém fica com Ele, e ninguém o possui plenamente. O importante e doar-se.
O Espírito Santo chama a todos os homens a formarem uma só família, um só povo. O povo de Deus.
Para realizarmos nossa missão no meio do mundo, necessitamos cada vez mais da força do Espírito Santo.
Precisaríamos muito de um NOVO PENTECOSTES, para perfumar, nossos caminhos!
Fiquemos com essa bonita frase do Papa Irineu de Lion: “Jesus é um vaso de alabastro que se quebrou, e o perfume do Espírito Santo exalou”.