Se não deseja adoecer, busque viver a saúde

Cultivar estados mentais positivos como a generosidade e a compaixão decididamente conduz à melhor saúde mental e à felicidade.
Dalai Lama

“Cada ser em si carrega o dom de ser capaz e ser feliz”, diz na canção Tocando em frente, de Almir Sater e Renato Teixeira, expressando que esse dom é uma conquista para vivermos saudável cultivando os bons hábitos porque no final da estrada vamos desfrutar de paz.
Hoje a ciência está reconhecendo que a espiritualidade e a oração são fatores de saúde, e aqueles que exercitam essa fé com prática de altruísmo, voluntariado, tem quatro benefícios: melhoria do sistema imunológico, autoestima elevada, sente melhor consigo mesmo e quem está bem vai estar bem com o mundo em sua volta.
Jesus que muito orou, dizem virem o jovem Nazareno chorando, porém nunca doente, ele ensinou seus discípulos e ao povo como orar, para isso ele deixou um modelo o “Pai Nosso”, que é a oração do mestre, baseados nela podemos fazer a nossa, lembrando que ele disse: ““e tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis”.
E depois seu discípulo Tiago (5;15) escreveria: “E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará…” E os modos de oração um médico espiritual com pseudônimo de André Luiz, dá umas dicas: nas reuniões ou mesmo no Evangelho no Lar, fazer a oração no início e no fim, pois ela entrelaça os espíritos; quanto à forma, que abandonemos às fórmulas decoradas e leitura maquinal das preces prontas, dizendo que existe diferença fundamental entre orar e declamar. (Conduta espírita, médium Waldo Vieira)
Com relação a alimentação do corpo, você vai a feira, você visita ou cultiva uma horta. O corpo é o templo da alma, precisa discipliná-lo para que seja nosso servidor útil e colaborador no nosso bem-estar.
Saudável é comer, em geral, muitas frutas, especialmente aquelas da estação própria (baixo teor de carboidratos, alto de fibras e pectina, ricas em vitaminas e minerais); legumes crus; grãos e cascas de cereais, ricas em fibras (auxiliam a digestão, com muitas vitaminas e minerais); fundamental inserir no cardápio as folhas (grande quantidade de fibras).
Os pensamentos são nossos companheiros, os bons nos dão saúde.
E alguns outros nos jogam para baixo como o pessimismo, a ansiedade e o estresse, que se vivenciado cotidianamente pode ser fatal para nossa saúde, na vida ou no trabalho, aumentando as chances de doenças cardíacas, derrames e diabetes, vírus da gripe e pressão arterial elevada.
Outros pensamentos também nos infelicitam e nos fazem mal a saúde, tanto física como mental, como falta de autocontrole, a neurose, a falta de sentido na vida – fé num Poder Superior, acreditar ser espírito e ter vida futura.