Quaresma: Tempo de Conversão

Quaresma é o tempo litúrgico que inicia na quarta-feira de cinzas e antecipa às celebrações da semana santa e do mistério Pascal, da paixão, morte e ressureição de Jesus.
A Igreja nos convida a reflexão e a oração durante esse tempo com o propósito de preparar o nosso coração para o tempo pascal.
Na quaresma, somos convidados a um extenso exame de consciência, uma reflexão pessoal sobre a nossa vida de cristão e o lugar que Jesus Cristo ocupa nela. Ele está no centro da minha vida? Qual é o tempo que eu tenho para as minhas orações pessoais no meu dia a dia? As minhas atitudes no trabalho, na escola, na sociedade corresponde a uma vida coerente com os santos evangelhos? Participo das missas dominicais? Procuro o sacramento da confissão para a minha reconciliação com Deus? Sei agradecer aquilo que Deus me dá, ou apenas reclamo da vida? Sou fiel em meu casamento? Educo os meus filhos na doutrina cristã católica? Dou testemunho, que pratico aquilo que eu prego?
Estes questionamentos nos levam a um tempo de recolhimento para que possamos rever a nossa vida e analisarmos se estamos amando a Deus sobre todas as coisas ou se as outras coisas dominam o nosso coração. Por isso, muitas vezes somos chamados ao silêncio, para que possamos fazer uma boa reflexão e ouvir a voz de Deus que ressoa em nossos corações.
Porque fazemos penitências na quaresma? Para renunciar algo que gostamos muito e colocar Jesus Cristo no centro de nossas vidas. Com o único objetivo, voltar os nossos olhares apenas para Jesus e deixar de sermos dominados por tantas coisas que não estão no coração de Deus.
Irmãos e irmãs, nesse tempo teremos a chance de voltar aos braços de Deus pai, sentir totalmente o seu amor e deixar que Ele conduza as nossas misérias humanas e as nossas fraquezas, para que possamos ser fiéis ao seus ensinamentos.
Um excelente tempo de reflexão, silêncio e conversão a todos.


Diego Fernando Giovanetti Kobal, 25 anos, Seminarista na Diocese de Piracicaba, cursando o 3° Ano de Filosofia.