Espaço Corporativo – O Poder da Vírgula

Num dia desses eu assisti um filme que se chama o Vendedor de Sonhos e muito me fez refletir sobre a forma de conduzir a vida.
Entre muitas reflexões, uma que me fez muito sentido é quando o ator fala sobre o poder da vírgula e o que isso significa. O que o mesmo quer dizer sobre a vírgula é que sempre tem uma possibilidade de mudar a situação, apesar dos reveses.
Se você está com uma doença é possível pensar sobre como é a forma que você quer qualificar a vida, uma desilusão, um desemprego, uma separação e mesmo a perda de alguém. Muitas vezes ficamos presos ao que não temos, ao que iremos conquistar, nos conectamos com aquilo que ainda não esteja suficientemente bom, ou da forma perfeccionista que gostaríamos que fosse. Agindo assim, nos sentenciamos a usar um ponto final para essas situações.
O que mais aprendi assistindo esse filme é que a vida é longuíssima para se errar, mas assombrosamente curta para se viver. O diretor do filme que se embasou no livro traz reflexões que se pudesse retornar no tempo, conquistaria menos poder e teria mais poder de conquistar, beberia doses de irresponsabilidades, procuraria amigos da juventude, reviveria experiências singelas colhidas na simplicidade, onde não havia as ervas daninhas do status nem a sedução do poder financeiro. Beijaria mais os filhos, brincaria muito mais, curtiria sua infância como a terra seca absorve a água. Sairia na chuva com eles, andaria descalço na terra, subiria em árvores. Teria menos medo de que se ferissem e se gripassem, e mais medo de que se contaminassem com o sistema social. Seria mais livre no presente e menos escravo do futuro, lembrando que o passado é algoz, não permite retorno, mas o presente levanta generosamente o semblante descaído e nos faz enxergar que não podemos mudar o que foi, mas podemos construir o que seremos.
A vida se extingue rapidamente nos parênteses do tempo, e um dos maiores desafios dos mortais é deslumbrar-se com ela e vive-la com sabedoria, caso contrário podemos ser escravos, vivendo em sociedades livres.
Em muitos momentos da nossa vida, precisamos pensar se não estamos sendo predadores, não suportando ser contrariado ou muitas vezes tendo a necessidade de estar sempre certo, donos da razão. É preciso às vezes aprender a agir como uma insignificante e brava andorinha.
Portanto, mesmo quando tudo parecer desabar sobre a cabeça, quando as coisas parecem sem solução e não enxergamos alternativas, lembre-se da virgula que te permitirá pensar que apesar de tudo, existe uma vírgula, para que você escreva os capítulos mais importantes de sua vida e possa acima de tudo, recomeçar.
E você tem usado a vírgula nas diversas situações da sua vida?