Espaço Corporativo

Comunicação é uma palavra derivada do termo latino “communicare”, que significa “partilhar, participar algo, tornar comum”. Por meio da comunicação, as pessoas partilham diferentes informações entre si, tornando o ato de comunicar uma atividade essencial para a vida em sociedade.
A comunicação é essencial em todos os âmbitos da vida. No ambiente de trabalho muitas vezes, se não há comunicação, não há sucesso. Muitas vezes passamos mais horas do dia no nosso trabalho com nossos colegas de trabalho, parceiros e clientes que em casa com a nossa família. Relacionamentos intensos, porém, precisam ser saudáveis para um bom desempenho da organização.
Ter uma comunicação clara e objetiva é um dos fatores mais importantes para ter uma equipe produtiva e confortável para conversar com todos os colegas, isso ajuda a alcançar metas e objetivos de forma efetiva.
Transmitir mensagens de forma correta é imprescindível para que a comunicação aconteça sem ruídos e falhas e como fazer para melhorar a comunicação na equipe quando sinto que isso não está sendo feito corretamente na empresa?
Algumas práticas de comunicação podem ser adotadas para melhorar a comunicação na equipe, por exemplo:
Compartilhe e torne a informação acessível – Se para saber é preciso compartilhar, compartilhe!
Faça agenda escrita ou online – para se organizar faça uma agenda e se precisar ser compartilhada, faça uma agenda on-line para a sua equipe e registre as datas de reuniões, eventos e prazos.
Informe as pessoas do que elas precisam fazer – muitas vezes, as pessoas não entenderam muito bem, porque a tarefa não foi passada de forma clara e objetiva. Se precisar delegar uma tarefa, analise o perfil e veja se a pessoa tem habilidades para tal, na hora de transmitir o que é para ser feito, confirme se todos os detalhes foram passados, além disso, acompanhe enquanto a atividade está sendo executada.
Faça reuniões rápidas e objetivas – Faça reuniões semanais com a equipe ou individualmente. Em alguns casos, como em uma equipe de vendas, por exemplo, a reunião passa a ser diária. As reuniões são oportunidades para atualizar as pessoas sobre tudo o que está acontecendo positiva ou negativamente e também dá abertura para que a equipe exponha a sua opinião. A comunicação no ambiente organizacional deve ser analisada com atenção, pois a falta dela causa o insucesso da empresa. Utilize essas e outras técnicas que ajudam a melhorar a comunicação da sua equipe.