Espaço Corporativo – Você tem se preparado para as mudanças?

Vivemos em um mundo em plena transformação no qual o passado, o presente e o futuro nunca estiveram tão próximos. É a era da informação, da tecnologia e do conhecimento. Nessa fase, o profissional de sucesso deve fazer uma reciclagem diária sobre seus conhecimentos e sobre as suas funções dentro de uma empresa, e como precisamos estar com nossos conhecimentos atualizados. Viver em tempos como estes exigem do profissional o seu melhor, ou seja, fazer a diferença. E o que isso significa: adquirir novos conhecimentos, aprimorar-se, cuidar do visual, da saúde, e zelar por sua idoneidade são algumas características que ele deve possuir.
Por outro lado, as empresas estão cada vez mais exigentes em relação aos seus colaboradores, procurando por pessoas dinâmicas, com boa formação, experiência, quase completas. Hoje em dia, não basta cumprir os requisitos técnicos para determinada função, muitas vezes, o fator comportamental definirá a sua permanência ou não no mercado de trabalho.
Muitas vezes perguntamos quais requisitos precisamos ter para ser um bom profissional? E muitos são os artigos que podemos ler para saber sobre essas questões, mas ressaltarei aqui um pouco do que diz Jeff Haden:
1. Afinidade com a empresa – Partilha os objetivos da empresa, e por isso sente que os sucessos da empresa são os seus próprios sucessos;
2. Ambição – Um bom profissional ambiciona ir mais além na sua atividade;
3. Automotivação – Não espera estímulos externos para desenvolver a sua atividade. Não necessita de motivação contínua;
4. Autonomia – Tem iniciativa própria; não espera que as coisas aconteçam. Para além disso, planeja as suas atividades;
5. Comunicação – Um bom profissional sabe exprimir as suas ideias. Tem a capacidade de se fazer entender;
6. Cumprimento de objetivos – Estabelece e compromete-se com objetivos, e faz tudo o que pode para cumpri-los. É orientado para os resultados;
7. Flexibilidade – Procura adaptar-se a mudanças, que encara como oportunidades, e não como ameaças. Está aberto a desafios;
8. Inovação – Procura apresentar novas ideias. Procura ser criativo e encontrar novos métodos de trabalho;
9. Integração – Procura integrar-se no espírito da empresa, procura assimilar a cultura e valores da mesma;
10. Trabalho em equipe – Gosta de trabalhar em equipe. Não se importa de ajudar os outros (embora não descuide de seu trabalho);
11. Sabe gerenciar o tempo – Define prioridades, e não “perde” o seu tempo com questões pouco importantes.
Portanto, educação, inteligência, talento e habilidade são características importantes para um bom funcionário. O profissional de sucesso mantém uma rotina de leitura, observações e estudos sobre sua área de atuação e acompanha de perto as novidades tecnológicas de sua profissão. Interessa-se pela empresa em que trabalha e demonstra isso no seu cotidiano ao envolver-se ativamente em sua dinâmica e na busca do cumprimento das metas organizacionais. E você tem cuidado da sua empregabilidade?