Espaço Corporativo – Verdades antigas para aplicar no seu negócio neste ano (e em todos os outros anos)

Neste artigo procurei listar alguns ensinamentos antigos que, ao longo do tempo, apresentam-se eficazes para reduzir riscos, aproveitar oportunidades, otimizar custos e despesas, aprimorar processos de trabalho e aumentar a satisfação dos clientes, dos colaboradores, dos fornecedores, da comunidade e dos proprietários/acionistas das organizações prósperas.
a) Aproveitar a redução momentânea das atividades para: capacitar as pessoas, melhorar os processos de trabalho, realizar manutenções preventivas, melhorar e adequar as instalações, aprimorar o layout da produção, da expedição, dos estoques, visitar clientes escutando atentamente possíveis demandas, problemas, queixas.
b) Preparar-se para implantar uma rotina contínua de reuniões semanais com a equipe, onde cada área possa planejar-se, informar as ações implantadas, debater eventuais problemas sistêmicos, definir novos passos para aprimoramento, correção ou prevenção.
c) Criar uma rotina contínua de observação do mercado, das condições econômicas e suas mutações, das leis que possam afetar o negócio (positiva ou negativamente), das novas tecnologias disponíveis e monitoração da concorrência.
d) Aprimorar o planejamento e a gestão do Fluxo de Caixa, sabendo antecipadamente (a qualquer tempo) quais serão as “faltas” e “sobras” de recursos. Desta forma é possível agir no presente para evitar problemas futuros e/ou aproveitar oportunidades.
e) Adequar estoques para evitar custos financeiros desnecessários (ou faltas de materiais críticos que possam gerar paralisação na produção e insatisfação nos clientes).
f) Criar um ambiente de confiança e colaboração com colaboradores e fornecedores.
g) Rever e/ou definir preços realistas (e que gerem lucro justo), baseado nos custos, despesas, impostos e margem – mas que contemplem também o valor oferecido pelos seus produtos/serviços e a comparação adequada dos mesmos com concorrentes de produtos similares e/ou produtos substitutos.
h) Realinhar e/ou estipular metas realistas de vendas, custos, despesas, prazos de pagamento, prazos de recebimento, produção, gestão de pessoas.
i) Aplicar ações que viabilizem o alcance das metas, com o devido acompanhamento e correções (quando necessário).
j) Estimular todas as pessoas para que fiquem atentas na identificação de oportunidades explícitas e implícitas, por meio de perguntas adequadas e escuta ativa.
A maior parte destas ações não requerem recursos expressivos para a implantação (a não ser boa vontade e alocação adequada do tempo de todos).
Tais providências, diz a experiência de empreendedores prósperos com os quais convivo, trazem resultados de excelência, a médio, longo e curto prazos, em qualquer cenário (seja recessivo, estável ou de crescimento) configurando-se, portanto, em medidas oportunas para quaisquer tipo de empresas, em qualquer circunstância.
O que você, leitor, pensa a respeito? Por favor, entre em contato comigo para enriquecer esta lista de verdades antigas.

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Celso Pedroso
Celso Pedroso | Consultor de Empresas, Palestrante e Coach em Finanças, Gestão Corporativa, Estratégia Empresarial, Gestão da Informação e Marketing. Como Gestor e Consultor vem trabalhando em mais de 160 empresas tais como: GE, Xerox do Brasil, IBM, Bosch, Klabin, Frango Assado, Mercedes-Benz, Mineração Rio do Norte. Professor Universitário e Integrador Acadêmico da PUC-Campinas. Mestre em Análise de Sistemas e Especialista em Informática pela PUC-Campinas. Bacharel em Estatística Unicamp. É certificado como Coaching. Pós Graduado em Gerência Financeira pelo FMP/GE International. e-mail: provendas@provendas.com | Philos – Consulturia Pessoal e Empresarial www.philosconsultoria.com.br contato@philosconsultoria.com.br Fone: (11) 9 9328-9810