Espaço Corporativo – Empresas são seres vivos

Nas minhas atividades como Consultor de Empresas, ao longo dos anos, pude constatar esta verdade – empresas são seres vivos.
É muito interessante perceber a presença do fundador da organização nas atividades diárias, no jeito de ser, nos valores e princípios que ela segue. Mesmo em empresas centenárias. Isto não impede mudanças de rumo, de atitude, de crenças. Mas existe uma personalidade em cada instituição – personalidade que atua e aprende, que interage com o ambiente externo, que se adapta, que evolui. Assim como acontece com cada um de nós, pessoas físicas.
Costumo dizer que Consultores são profissionais da saúde das pessoas jurídicas. Consultores ajudam no diagnóstico, a partir de sintomas e evidências. Ajudam também a desenvolver tratamentos para que a empresa permaneça saudável nos múltiplos aspectos da vida empresarial e organizacional.
Howard Gardner, famoso psicólogo cognitivo e educacional, desenvolveu um profundo estudo para ampliar o conceito de inteligência denominada Teoria das Inteligências Múltiplas. Teoria esta aplicável para pessoas físicas, para nós, humanos. No entanto, hoje pela manhã refleti sobre as personalidades jurídicas que venho atendendo ao longo de 38 anos e não pude deixar de relacionar a teoria de Gardner com as personalidades organizacionais.
Há tempos atrás, uma pessoa inteligente era aquela com destreza lógica, matemática. Hoje, se atentarmos para o trabalho desenvolvido por Gardner, podemos identificar as seguintes inteligências:
– Inteligência Verbal (ou Linguística) – como conseguimos nos expressar através de palavras.
– Inteligência Visual (ou Espacial) – capacidade de captar imagens, imaginar espaços, vislumbrar possibilidades.
– Inteligência Musical – aptidão para a música e para ouvir.
– Inteligência Corporal – habilidade para utilizar-se do seu corpo.
– Inteligência Lógica – como conseguimos nos relacionar com a matemática, a probabilidade, a lógica.
– Inteligência Interpessoal – capacidade de relacionamento social.
– Inteligência Subjetiva (ou Intrapessoal) – autoconhecimento, introspecção, como comunicar-se consigo mesmo.
– Inteligência Naturalista – perícia para relacionar-se com a natureza, meio ambiente, para reconhecimento de espécies da fauna e da flora.
– Inteligência Existencial (ou Existencialista) – capacidade para as questões filosóficas, sobre o sentido da vida.
Tentando identificar analogias entre pessoas e empresas, eu diria que na sociedade contemporânea não haverá mais espaços para organizações que buscam apenas lucro e dinheiro. Que este tipo de inteligência empresarial, de maneira isolada, não prosperará de maneira sustentável.
As pessoas jurídicas devem reconhecer e desenvolver todas as suas inteligências. Precisam relacionar-se harmonicamente com o meio ambiente, com a sociedade, com seus colaboradores, fornecedores, clientes. Com a comunidade onde vive, com as leis, com os concorrentes.
Necessita de empatia, para colocar-se no lugar do próximo. Deve ser, muitas vezes, introspectiva a ponto de modificar-se internamente. A comunicação (interna e externa) carece de clareza, de precisão, de simplicidade e de objetividade permitindo, assim, ótimo relacionamento que, em última instância, gera bons negócios, apoiando-se em uma estrutura de informações precisas, ágeis e relevantes – de forma lógica – que dê sustentação e perenidade à sua existência.

Artigo anteriorFurto no interior de veículo no Centro
Próximo artigoRhodiola Rosea
Celso Pedroso
Celso Pedroso | Consultor de Empresas, Palestrante e Coach em Finanças, Gestão Corporativa, Estratégia Empresarial, Gestão da Informação e Marketing. Como Gestor e Consultor vem trabalhando em mais de 160 empresas tais como: GE, Xerox do Brasil, IBM, Bosch, Klabin, Frango Assado, Mercedes-Benz, Mineração Rio do Norte. Professor Universitário e Integrador Acadêmico da PUC-Campinas. Mestre em Análise de Sistemas e Especialista em Informática pela PUC-Campinas. Bacharel em Estatística Unicamp. É certificado como Coaching. Pós Graduado em Gerência Financeira pelo FMP/GE International. e-mail: provendas@provendas.com | Philos – Consulturia Pessoal e Empresarial www.philosconsultoria.com.br contato@philosconsultoria.com.br Fone: (11) 9 9328-9810