É: Pentecostes e a Ecologia

Dentro de uma época, onde as notícias chegam aos quatro cantos do mundo em segundos, continuamos celebrando uma festa dos tempos judaicos, o Pentecostes, ou Festa das Semanas, pois era celebrada sete semanas ou cinquenta dias após a última colheita do ano, numa forma de agradecer pela comida providenciada por Deus, além de comemorar a memória do dia em que Moisés recebeu a tábua das Leis.
O mesmo acontece em nossos dias, celebraremos Pentecostes no próximo domingo., cinquenta dias após a Ressurreição de Cristo.
Pentecostes era uma festa essencialmente agrícola, tempo de alegria e louvores.No Pentecostes,hoje, vemos os discípulos reunidos no Cenáculo e, Maria, Mãe de Jesus, estava com eles, medrosos, ansiosos, desanimados na espera do prometido por Jesus: o Espírito Santo, que os fortaleceria na caminhada missionária.
Jerulasém, estava repleta de peregrinos, todos trazendo as primeiras colheitas para serem ofertadas no Templo. Povo alegre, era a festa da gratidão, dos primeiros frutos ofertados no Templo.
Era a cena existente neste festivo dia, quando de repente um vento impetuoso e fogos como línguas , adentraram no Cenáculo, e, todos em êxtase, falavam línguas estrangeiras, mas todos entendiam a todos: era a linguagem do AMOR!
É o Espírito Santo que sopra sobre eles. Espírito ou vento são aqui palavras com o mesmo significado, sopra onde quer.É a manifestação de Deus, a Efusão do Amor. Os discípulos, agora corajosos, repletos de ardor, falavam à todos os que ali se encontravam e, olha que ali havia gente de todo o mundo, conhecido na época. Pelo milagre do Amor, todos ou viam e entendiam a mensagem em sua própria língua.
Coincidentemente, este ano, comemoramos a Festa de Pentecostes e o Dia Mundial o Meio Ambiente( 5 de junho).
E que relação pode haver entre o Pentecostes e o Meio AMbiente?
Uma relação profunda que une o Espírito Santo, com o tema da Ecologia, desde os primórdios do Cristianismo.” “Toda a Natureza além de manifestar DEus, é lugar de sua presença. Em cada criatura habita o Espírito Santo vivificante que nos chama a um relacionamento comEle. A descoberta desta presença estimula em nós o desenvolvimento das virtudes ecológicas “ ( Laudato Si, Louvdao seja Deus, Papa Francisco. E, às portas da celebração de Pentecostes eis o convite a crescer nesta sensibilidade espiritual, a renovar nosso olhar sobre a Natureza e a aprender a ver todo o imenso universo, dom que ela é para nós!
A terra produz bons frutos , mas o maior dom (fruto) que recebemos é o ESpírito Santo.
E o mais importante é” ser este dom,” para os irmãos. O Espírito Santo, vem em socorro de nosas fraquezas,, a nos ajudar superar as dificuldades, perdoar,esquecer ressentimentos e fazer o bem por amor.
Nestes dias abençoados, depoi da Páscoa do Senhor, cresce em todos nós o anseio da união fraterna que Jesus pediu ao Pai( Jo 17,21). Rezemos,com muita fé e esperança , por nossos irmãos tão sofridos na Europa, com tantas mortes de inocentes ,para que o Espírito Santo venha novamente iluminar os governantes e, pelo mundo todo caia o fogo do Santo Espírito com seus sete dons: Sabedoria, Entendimento, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade, Temor de Deus (que não é medo).
VINDE ESPÍRITO SANTO!
É tempo de graça, de reconciliação e unidade!

Rosa Maria M. Carravero