Desafios

Realmente, a cada novo dia enfrentamos desafios.
Mesmo com pessoas com quem há anos convivemos, encontramos desafios.
Somos expostos a todo momento a situações que nos trazem desconforto, até mesmo enfrentamentos.
Iniciamos o dia com notícias pesadas e negativas nos noticiários da tevê, do rádio, jornais, internet.
Filósofos de facebook destilam todo e qualquer tipo de emoção, desde um simples e honesto bom dia a um nefasto desejo incontido de criticar a tudo e a todos como se fossem esculpidos em ouro puro e detentores absolutos da verdade.
Há pessoas que vivem mal humoradas, que são implicantes com tudo e com todos. Podem mesmo agredir, com palavras, com gestos.
Os agentes políticos, desafiam nossa inteligência através da desfaçatez com que se nos apresentam e sequer disfarçam seu total descaso com qualquer motivação que não seja a dos seus próprios interesses.
O pior é que tanto a mídia como nós mesmos já nos acostumamos a esses desvarios que aceitamos com normalidade todas essas aberrações.
Porém, se os que cruzam nossas vidas nos desafiam, também nos oferecem oportunidades de aprendizado.
O exercício das virtudes que a convivência com eles nos exige talvez não acontecesse, se não estivessem ao nosso lado.
E não importa se não conquistamos ainda as virtudes que nos são exigidas. Iremos aprendendo enquanto trilhamos os mesmos caminhos.
O importante é perceber que cada um de nós pode e deve exercer a sua cidadania, não se deixando abater e nunca perdendo a esperança de vista.
Dessa forma, a cada atitude tomada, vamos ampliando nossa capacidade de transformação.
Como um mosaico multicolorido, vai se desenhando dentro de nós a capacidade de nos reiventarmos como cidadãos de verdade, como seres humanos que no mínimo se levam a sério e lutam por aquilo que julgam correto.
Afinal, somos exatamente aquilo que merecemos ser.