Um grande abraço!

Inicio este artigo com uma benção especial a cada um que é leitor assíduo deste jornal!
A benção de Deus inunda vossa alma e faça de você uma pessoa alegre e forte no Espirito de Deus que te chama a cada instante pra servir e amar.
Bom domingo!
Neste dia celebramos a Vida Religiosa. A mãe Igreja convida a cada um neste dia a pensar e a rezar com os religiosos e religiosas deste imenso Brasil e outros continentes.
Você conhece uma religiosa/um religioso que esta a serviço de Deus e da Igreja de nossa bela cidade de Capivari?
Se conhece, reze por ele e por ela. Tua oração fecundará a missão apostólica desta pessoa que oferece sua vida pra ajudar na evangelização.
Existem duas formas de viver a vida religiosa: contemplativa e ativa; Há pessoas que escolheram o caminho dos Conventos e vivem na contemplação; Outros (outras) a vida religiosa ativa ou seja oferecem suas vidas estando a serviço da evangelizaçao no meio do povo de Deus e com eles partilhando os dons e desafios da vida apostolica.
A pessoa sente-se chamada por Deus e vive sua vocação em comunidade ao lado das irmãs que Deus reuniu e uniu em seu nome pra viver a experiência de um Carisma recebido de um Fundador ou Fundadora.
Viver em comunidade é o que sustenta a nossa opção de vida na complementariedade dos dons que cada uma traz consigo e a experiência familiar, tudo enriquece pra poder servir e amar nosso Senhor Jesus Cristo!
As comunidades são as células vivas e edificantes que dão luminosidade ao povo de Deus!
A vida comunitária manifesta que é possivel viver como irmãos ou como irmãs e permanecer unidos (a), mesmo quando as origens étnicas e raciais são diferentes. Ler o Salmo 133;
Quem segue Jesus Cristo encontra N’Ele o segredo da alegria de viver juntos: o amor mutuo e a comunha fraterna, por isso diariamente consolidados pela Eucaristia e a Liturgia das Horas.
Isso porque, partilhamos a Palavra de Deus diariamente, procuramos juntas de deixar Jesus Bom Pastor ser o centro de nossas vidas e em primeiro lugar está a Eucaristia; Em seguida vem o trabalho apostolico.
Jesus é o centro da nossa vida. E em meio a tantos idolos que a sociedade oferece, tantos mercadores de ilusões, a vida religiosa oferece uma trilha solida, fecunda, que nos faz mulheres e homens fecundados pelo Espirito e numa maturidade pra viver juntos a maternidade espiritual e pastoral olhando pra Maria e os discípulos que viveram neste processo de aprender a amar e servir na escola de Jesus;
Cada religioso (a) faz a experiência das etapas formativas e sempre olhando a Jesus, avança em águas mais profundas sem temer.
É preciso conhecer Jesus não olhando somente o que fez ou viveu ou conhecendo a carta geografica de seu país, é preciso ter uma profunda amizade com Ele.
Em seguida ama-lo de paixão; Ser apaixonada por Jesus e apaixonada pelo seu povo neste momento histórico com uma humanidade sofredora marcada pelas crises profundas de uma capitalismo que destroi o ser humano nas suas raízes.
E ainda seguí-lo! Sim seguir Jesus desde Nazaré até o Santo Calvario. E sermos profetas da ressurreição neste mundo atropelado pelas múltiplas filosofias de vida.
Através dos votos de castidade, pobreza e obediência, a vida das pessoas consagradas tornou-se um testemunho profético; Por isso tentamos ser embaixadores da reconciliação, da paz, da justiça lá onde exercemos nosso ministério pastoral nestas pequenas comunidades espalhadas neste planeta terra;
Que o Senhor Jesus acompanhe os passos dos e das que estão se dispondo a viver os sonhos dos Fundadores, pois, estes viveram Cristo a sério, respondendo ao seu apelo.
Ofereça uma prece a uma pessoa que você conhece ou neste mundo desconhecido, ofereça-o ao Senhor.
Deus te abençoe e te guarde sempre amigo leitor.


Soeur Sonia de Fátima Batagin, sbbp, missionária em Libreville, Gabão.