Consórcio Intermunicipal da Saúde

sem-titulo-84Projeto tem como objetivo diminuir os gastos com a saúde e oferecer um atendimento mais humanizado à população por meio da regionalização.
A Prefeitura de Capivari sediou, dia 17 pp., a assinatura do Termo de Compromisso para o Consórcio Intermunicipal da Saúde com os municípios que compõem a microrregião formada por Rafard, Mombuca e Elias Fausto.
A apresentação do consórcio foi realizada pelo vereador e médico da Saúde da Família, Dr. Guacyro Justino Alfredo, que desenvolveu do projeto.
De acordo com ele, o principal objetivo é diminuir os gastos com a Saúde, aumentar a disponibilidade de especialidades e tratamentos, além de garantir atendimento mais humanizado à população.
Os consórcios colaboram com a melhoria na eficiência da prestação de serviços e tem possibilitado a discussão de um planejamento regional em quesitos como a ampliação da oferta de serviços por parte dos municípios, a racionalização de equipamentos, a ampliação de cooperação regional, a flexibilização dos mecanismos de aquisição de equipamentos e de contratação de pessoal, entre outras vantagens.
“Após assinatura do Termo de Compromisso pelos prefeitos passaremos para a criação do PDR (Plano Diretor de Regionalização). Para isso será necessário que cada município elabore um diagnóstico de saúde para sabermos o que é interessante para aquele município pactuar”, ressaltou o vereador.
De acordo com ele, um dos maiores gastos que os municípios têm é com relação a transporte de pacientes para outras cidades devido a falta de determinadas especialidades e tratamentos.
“Se formos colocar na ponta do lápis o quanto se gasta para os munícipes passarem por consultas em outras cidades dá para contratar muitos especialistas para atenderem na nossa microrregião.
Portanto queremos racionalizar os gastos e otimizar os recursos, pois um município pode ter dificuldades em manter determinado especialista, mas juntos se torna mais fácil”, explicou.
Na ocasião foi assinado pelos prefeitos o Termo de Compromisso e ficou decidido de que em 90 dias será assinado o Protocolo de Intenções.