Bastidores…

VEREADOR RECEBE DENUNCIA
O vereador Nelson Soares recebeu denúncias de mães a respeito de agressões e atos de vandalismo que estão ocorrendo no transporte público escolar. Na noite de segunda-feira, 11, durante discurso em tribuna, o parlamentar comentou sobre o assunto e disse que já entrou em contato com o setor de transporte e aguarda uma reunião com o prefeito Vitor Riccomini (PSL).

SEGUNDO NELSON SOARES
Segundo Soares, os monitores e motoristas também estão sofrendo agressões. Ele chegou a ver fotos dos ferimentos de alguns profissionais que foram mordidos por alunos. “O vandalismo tem que ser banido e tem que dar o direito daquelas pessoas, daqueles alunos que realmente estão com todo interesse, toda vontade de ir para a escola para aprender”, declarou.
O vereador disse ainda que alunos e profissionais estão sendo ameaçados e alguns agressores são acobertados pelos próprios familiares.
Por conta da situação, pais não estão permitindo que os filhos entrem nos ônibus escolares e motoristas estão se recusando a trabalhar em determinadas linhas, o que gera transtorno no sistema.

BAIRRO PINHALZINHO
O vereador Vinícius Scarso fez alguns pedidos para o bairro Pinhalzinho, dentre eles um requerimento solicitando informações da Prefeitura sobre melhorias na entrada principal e sobre o trajeto do transporte público no bairro.
Além disso, ele apresentou três indicações: alargamento, iluminação e pavimentação da via de acesso ao bairro (que de acordo com o Decreto nº 3.906/2001 é pela estrada municipal Kanela Forti); melhorias na estrada de servidão utilizada como via de acesso ao Pinhalzinho; e melhorias na sinalização de trânsito em todo o bairro, principalmente na rua Elisa Favotto Angelin.

UNIVESP
O vereador Ruan Henrique Pellegrini Braggion (Republicanos) anunciou a conquista de 60 vagas de ensino superior gratuito para Capivari por intermédio da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo).
O discurso foi feito em tribuna durante a 10ª sessão ordinária, que ocorreu na noite de segunda-feira, 11.
“No ano passado, fui até São Paulo, fui até a Secretaria Estadual de Educação, onde batalhei para conseguir cursos, faculdade gratuita para a nossa população. Faculdade de qualidade, parceria entre a USP, Unicamp e o Centro Paula Sousa”, declarou o parlamentar.

SEGUNDO RUAN
Pellegrini explicou que os nove cursos oferecidos pela Univesp virão para Capivari. São eles: Eixo de Licenciatura – Letras, Matemática e Pedagogia; Eixo de Computação – Tecnologia da Informação, Ciência de Dados e Engenharia da Computação; Eixo de Negócios e Produção – Tecnólogo em Processos Gerenciais, Administração e Engenharia de Produção.

SECRETARIA DE SAÚDE
Neste mês de abril, é celebrado mundialmente o dia da saúde, devido a isso, a Prefeitura de Capivari, através da Secretaria de Saúde está organizando um grande evento na Praça Central no próximo dia 30 de abril.
Começando às 08h e indo até às 15h, profissionais da saúde estarão espalhados em vários pontos do local disponibilizando diversos serviços gratuitos à população.

EVENTO
O evento contará com o apoio da Unimed Capivari, que também disponibilizará ações no local durante a manhã.
Ao todo, estarão disponíveis vacinação contra a Influenza, Sarampo e Covid-19, atividades esportivas, barracas de conscientização contra a Dengue, infecções sexualmente transmissíveis (IST) e Saúde Bucal, aferição de pressão arterial e glicemia e também pontos de adoção de animais de estimação, gerido pela equipe do Centro e Controle de Zoonoses (CCZ) e doação de mudas de plantas, organizadas pela Diretoria de Meio Ambiente.

SARAMPO
O imunizante contra o Sarampo, disponibilizada exclusivamente para o público infantil, é necessário que o adulto responsável leve também o documento de identidade da criança, acompanhado da carteirinha nacional de vacinação, para que os profissionais da saúde registrem o imunizante em seu calendário vacinal.
Para adotar animais no ponto de atendimento do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), é necessário ser maior de 18 anos e levar comprovante de residência e documento de identidade.

DOMINGO DE LAZER
Um dos eventos mais aclamados pela população está de volta, dessa vez para abrilhantar a população do bairro São João.
O Domingos de Lazer, ação organizada pela Prefeitura de Capivari, através de um esforço combinado da Secretaria de Cultura e Turismo, Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer e Secretaria da Educação, terá a sua primeira edição de 2022 acontecendo no dia 24, na escola José Annicchino Fú Paulo, das 09h às 12h.

ATIVIDADES
Assim como no ano passado, o programa Domingos de Lazer deverá acontecer sempre no último domingo de cada mês, sendo com cada edição em um bairro diferente da cidade, dessa forma atendendo o maior número de pessoas.
A ação contará com a apresentação da banda marcial Dirceu Ortolani Stein, junto com a organização de diversas atividades de recreação para o público infantojuvenil, como futebol de rua, tênis de mesa, jogos de tabuleiro, gincanas e muito mais.

TRIBUNAL DE JUSTIÇA
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) reformou a decisão de primeira instância e absolveu o ex-prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira e mais cinco réus em um processo criminal movido pelo Ministério Público (MP) sobre suposta corrupção em desapropriações de imóveis na cidade.
Em nota, a assessoria do Ministério Público informou que a decisão é recente e fará uma análise sobre a possibilidade de recurso assim que tomar conhecimento do conteúdo do acórdão.

CALENDÁRIO DA RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA
Para aqueles que terão restituição no Imposto de Renda às datas são feitas em 5 lotes : Com a liberação do primeiro em 31 de maio.
O segundo lote sai no dia 30 de junho; o terceiro, no dia 29 de julho; o quarto, em 31 de agosto, e o quinto e último lote sairá no dia 30 de setembro.

PARCERIA
Foi publicado no Diário Oficial da União desta última quarta-feira, dia 12, um acordo de cooperação técnica entre a Secretaria de Segurança Pública de Capivari e a Superintendência da Polícia Rodoviária Federal (PRF), visando a troca de informações de inteligência e plataformas, viabilizando o compartilhamento de dados entre os sistemas da PRF e Guarda Civil.

SEGUNDO O SECRETÁRIO
O secretário de segurança pública Mauro Júnior destacou a grande conquista para a corporação. “É um grande avanço tecnológico para o combate ao crime em nossa cidade. Através desse acordo, vamos trocar informações de inteligência e teremos acesso ao banco de dados dos alertas da PRF, a nível nacional.
Ainda nesse mês de abril, finalizaremos a instalação da muralha digital, que vai fiscalizar através de câmeras OCR, instaladas em todas as entradas e saídas da cidade, a movimentação de veículos suspeitos.” relatou.

QUEDA NA VACINAÇÃO AUMENTA CASOS SARAMPO, CAXUMBA e RUBÉOLA
A meta de imunização pela vacina tríplice viral — que protege contra sarampo, caxumba e rubéola — prevista pelo Ministério da Saúde é de 95%. Dados coletados pelo DataSUS e organizados pela CNM revelam que essa cobertura caiu nos últimos anos.
Em 2019, a segunda dose da tríplice viral alcançou 81,55% do público alvo. No ano passado, só 49,62% desta população foi atingida.
O Ministério da Saúde lançou no início deste mês a Campanha de Vacinação contra a Influenza e Sarampo, que será dividida em duas etapas e os primeiros a serem vacinados serão os idosos acima de 60 anos e trabalhadores de saúde.
O dia “D” de vacinação contra o sarampo está marcado para 30 de abril.

BAIRRO SANTA RITA
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano iniciou nesta última semana, a manutenção do bairro Santa Rita de Cássia, popularmente conhecido como Santa Rita do Trevo.
O serviço consiste em atender as solicitações da população e viabilizar o tráfego.
A manutenção será feita em etapas e a primeira fase conta com a desobstrução das vias com maquinário, além da limpeza do acostamento e o alargamento das estradas.
Já na segunda etapa, será utilizada a máquina Patrol, que fará o nivelamento do local, o abaulamento e sangradouro das vias.
Esta técnica de abaulamento e sangradouro permite que a região central da estrada fique mais elevada que as laterais, sendo possível a drenagem das águas das chuvas e direcionando para uma caída ou córrego, evitando que haja o empoçamento, facilitando a formação de crateras que prejudicam o solo.