Trabalhar promove saúde?

Trabalhar é uma necessidade intrínseca do ser humano e pode ser considerado um fator importante de promoção de saúde. É nele que o sujeito se desenvolve em suas várias dimensões: psicológica, social e econômica.
Entretanto, existem momentos em que o trabalho passa a ter um efeito negativo sobre o sujeito e é preciso perceber quando o prazer acaba para identificar o desprazer que chega.
Muitos trabalhadores enfrentam dificuldades no ambiente de trabalho que estão diretamente relacionadas à cultura e ao clima organizacional, ou seja, quando o sujeito chega numa organização, existe uma cultura predeterminada que nem sempre é compatível com o conjunto de crenças e valores do mesmo, há também o clima organizacional que tende a mobilizar sensações negativas que podem impedi-lo de propor novas ideias, tudo isso pode gerar um desconforto intenso, impossibilitando-o de executar as suas tarefas e interferindo diretamente no seu potencial criativo.
Segundo a literatura, esta perda do sentido do trabalho pode ser diretamente identificada nas tarefas de repetição, na qual não desafia o sujeito a buscar novos caminhos ou numa cobrança para que o sujeito se adapte a uma realidade diferente da sua ou mesmo a execução de tarefas em condições inadequadas tanto físicas quanto psicológicas.
Os principais problemas relacionados à saúde mental do trabalho são o estresse, a síndrome de Burnout, transtorno de ansiedade e transtorno por estresse pós traumático.
As organizações com suas estruturas hierárquicas, condições físicas, psicológicas e materiais, divisões de tarefas, devem estar a todo o momento sendo observadas e repensadas, pois toda empresa tem uma imagem que é passada para a sociedade, e por isso, o que ela deseja passar é refletido na qualidade dos seus produtos, no seu respeito e princípios éticos com os colaboradores e clientes. Portanto, dizemos que há uma responsabilidade social da qual nenhuma instituição pode fugir que exige que se considere que todas as suas ações tem consequências para si e para a sociedade como um todo.