Semana Estadual de Mobilização da Dengue, Chikungunya e Zika é realizada em Capivari

Capivari abraçou a causa e realizou de 21 a 25 de novembro a Semana Estadual de Mobilização da Dengue. Na segunda-feira, dia 21, o coordenador da Vigilância Sanitária, Luis Torres, esteve no Siam (Serviços Integrados da Administração Municipal) para realizar uma palestra para os alunos do Curso de Cuidador de Idosos.
Os participantes foram conscientizados sobre a importância de reservar pelo menos 10 minutos durante a semana para fiscalizar o seu quintal. Além disso foram abordadas todas as consequências trazidas pelo mosquito Aedes Aegypti, com a Dengue, Chikungunya, Zika Vírus, Microcefalia e Síndrome de Guillain Barré.
Durante toda a semana, uma equipe da Vigilância Sanitária orientou as pessoas que passaram pela Praça Central. Na manhã os agentes realizaram orientação em algumas escolas do município. No dia 28, ultrapassando até mesmo o período da campanha, o CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) também receberá uma palestra.
O principal objetivo da semana é que, pelo menos uma vez por semana, cada cidadão, cada órgão público, cada empresa, cada instituição ou entidade civil faça a vistoria no imóvel onde vive ou trabalha e tome providências para eliminar os recipientes com água parada para evitar a proliferação do mosquito.
Todos podem contribuir para a prevenção e controle do Aedes Aegypti por meio da eliminação de criadouros e recipientes que acumulem água. Entre os mais frequentes estão: pratos de vasos de plantas, pneus, ralos, caixa d’água sem tampa, piscinas sem manutenção, calhas entupidas e embalagens vazias.
No caso de aparecimento dos sintomas como: febre intermitente, cefaleia (dor de cabeça), dores na região atrás dos olhos, nas costas, pernas e articulações, dor ao movimentar os olhos, cansaço extremo e fraqueza muscular, insônia, náuseas, perda de apetite e eritema (vermelhão da pele), procure atendimento médico ou se dirija ao Posto de Saúde mais próximo.
Mais informações podem ser obtidas na Vigilância Sanitária pelo telefone: 3492-1606 ou na Vigilância Epidemiológica pelo telefone: 3492-8205.