Câmara de Capivari entra na luta pela gravidez sem álcool

sem-titulo-99Será votado nesta segunda-feira, dia 12, o Projeto de Lei n.º 009/2017, de autoria do vereador Mateus Scarso, que institui no município de Capivari a Campanha “Gravidez Sem Álcool”. O projeto foi aprovado pelas comissões permanentes na quarta-feira, dia 07.
O objetivo da campanha é prevenir a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), uma doença congênita que apresenta anomalias neurológicas irreversíveis e retardo mental nas crianças, devido à ingestão de álcool pela mãe, durante a gestação dos bebês.
Há nove anos, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) iniciou uma campanha nacional para a conscientização sobre os danos causados pelas mães aos bebês, decorrentes do uso de álcool durante a gravidez. Muitas informações sobre o assunto podem ser obtidas no site da Sociedade, no link: http://nova.sbp.com.br/gravidezsemalcool.
Na Tribuna Livre da 18ª Sessão Ordinária, na segunda-feira, 5, o vereador Mateus Scarso enfatizou o impacto que o Projeto de Lei, quando aprovado, representará à saúde de gestantes e crianças em Capivari.
“É um projeto simples, mas com certeza de fundamental significância para a sociedade, e claro, a lei precisará ser cumprida para, desta maneira, desestimular as mulheres a ingerir bebida alcoólica na gravidez. Os estudos apontam que não há quantidade segura capaz de eliminar a ameaça do álcool ao pleno desenvolvimento da criança”, afirma.
Os efeitos das bebidas alcoólicas durante a gestação não têm cura, por isso a campanha alerta que quanto antes a mãe parar de tomar bebidas com álcool, melhor será para o bebê, para ela, para a família e para toda a sociedade.