Saúde Mental trabalha formas de tratamentos antimanicomiais

A Saúde Mental do município de Capivari conta com três setores, sendo eles: Ambulatório, Caps II (Centro de Atenção Psicossocial) e Caps AD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e outras Drogas).

Ambulatório
O Ambulatório atende pacientes neuróticos de baixa e média complexidade e dispõe de uma equipe formada por quatro psicólogas, três fonoaudiólogas, uma terapeuta ocupacional e um psiquiatra.
Os atendimentos são realizados para crianças, jovens e adultos com depressão, ansiedade, transtorno de pânico, conflito familiar, além de problemas no relacionamento do casal.
O Ambulatório também oferece planejamento familiar com avaliação para laqueadura e vasectomia e visitas domiciliares para pessoas com dificuldade de locomoção.
O setor fica localizado na Rua João Vaz, 262, Centro, e atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.
Vale frisar que para o atendimento de psiquiatria é necessário encaminhamento, mas a demanda é espontânea para psicologia, terapia ocupacional e fonoaudiologia.

Caps II
O Caps II atende usuários com transtornos mais complexos como é o caso de esquizofrenia. Durante a semana são realizados grupos, oficinas e assembleias, onde os usuários podem falar sobre as suas necessidades para que o serviço supra todas as suas necessidades.
A família também é inserida no tratamento e participam de grupos.
O centro trabalha com o objetivo de reinserção destas pessoas em sociedade, deixando para trás a ideia dos manicômios onde os usuários do serviço ficavam internados.
No Caps, eles participam de atividades e regressam às suas residências, o setor permanece de portas abertas para que eles estejam livres.
Esta é uma forma de luta contra os antigos manicômios.
O Caps II fica localizado na Rua Sinharinha Frota, 290, Centro, e atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.

Caps AD
No Caps AD, a população encontra atendimento especializado em atenção psicossocial para álcool e outras drogas, sendo também uma forma de substituição dos manicômios.
O interessante é que em todos os setores da Saúde Mental, não é trabalhado somente o indivíduo, mas também toda a sua família que participa de atividades.
Sendo assim, o tratamento é muito mais amplo e consequentemente mais eficaz.
Na unidade do Caps AD são realizados grupos e oficinas terapêuticas de artesanato e música. Também é disponibilizada visita domiciliar e as pessoas atendidas participam de viagens.
O local conta com uma equipe multiprofissional formada por: agente de saúde, técnico de enfermagem, enfermeira, psicólogos, psiquiatra, clínico geral, terapeuta ocupacional e oficineiros.
O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, na Rua Valdir José de Matos, 30, Nova Capi, próximo ao Ceamc (Centro Especializado de Atendimento à Mulher e à Criança).