SALVE MARIA, A MÃE DE JESUS

Em nosso país se comemora o dia 12 de outubro com feriado em homenagem a Nossa Senhora, padroeira do Brasil. Também nessa data, neste ano de 2017, meu filho mais velho completa 40 anos…
No Evangelho de Lucas, em seu primeiro capítulo, nos versículos de 35 a 37, o autor do texto traz uma informação que não é dada por Jesus; informa que é de um espírito (anjo), dirigindo-se a Maria:
“E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.
“E eis que também Isabel, tua prima, concebeu um filho em sua velhice; e é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril.
“Porque para Deus nada é impossível.”
E em outro texto, de Marcos, no capítulo 10, versículo 27, quem fala é o próprio mestre: “Jesus, porém, olhando para eles, disse: Para os homens é impossível, mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possíveis”.
Realmente, para Deus tudo é possível. Menos um coisa: derrogar Suas próprias leis, porque são perfeitas, sábias e eternas.
Todos que nascem aqui na Terra têm uma mãe e um pai, por que haveria de ser diferente para aquele que é nosso Guia e Modelo?
Na verdade, o sexo é uma obra de Deus para nossa felicidade e para a reprodução de novos corpos na existência terrestre.
O pai entra com sua contribuição, os espermatozoides, e a mãe com o óvulo; havendo a fecundação, vem o espírito daquele que vai modelar o novo corpo.
Mas, por mais fantástica que seja a descrição para endeusar Jesus em Lucas, o mais comovente e humano da passagem de Jesus entre nós foi seu amor à vida e os ensinamentos que deixou.
Dentre eles, aquele que é registrado pelo apóstolo João em seu evangelho, no capítulo 19, versículos 25 a 27:
“E junto à cruz de Jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena.
“Ora, Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe.”
Esse momento é por demais difícil, porque os pais sempre esperam que os seus filhos os sepultem e não o contrário.
Maria, aos pés da cruz, com sua fervorosa fé, após acompanhar o martírio da condenação, a humilhação e a dor na rua até o monte da crucificação, a tudo assiste esperando um milagre, que não veio naquele dia.
E Jesus calmamente diz a ela que o jovem João era agora seu filho, que cuidasse dele, e também exorta ao jovem que cuidasse da sua mãe.
Por quê?
Porque a vida continua.
O espírito Amaral Ornellas, pela psicografia de Chico Xavier, escreveu em Parnaso de Além-Túmulo (FEB) um poema-homenagem a Maria de Nazaré, de onde extraímos essa estrofe:
“Ave Maria! Senhora
Do amor que ampara e redime.
Ai do Mundo se não fora
A vossa missão sublime!”