Reflexão sobre o terceiro domingo do Advento!

Querido leitor e leitora deste jornal dinâmico que ajuda o povo de Capivari e região a vibrar pelas boas notícias;
Desde já desejo à você um Santo Natal e boas festas!
Estamos todos na expectativa do nascimento do Menino Jesus que virá nos encontrar neste Natal de 2017; Estamos preparando a nossa coração?
Estamos apoiando as inicitivas de nossa Paróquia pra defender os pequenos, as crianças que ainda não tem como passar um Natal com bombons, ou mesmo comer uma refeição diferente da vida diária?
“É pena pois ainda muita gente pensa que estomago de pobre só come no Natal”; Na verdade todo dia é Natal, quando abrimos as portas de nosso coração e de nossa casa pra receber uma pessoa que necessita de carinho, de apoio materno; Espero que você tenha arrumado tua creche e participado da novena em preparação a este grande acontecimento!
Quem sabe poderá convidar uma criança a fazer parte de teu dia natalino?
Tente, invente, faça acontecer um Natal diferente.
Pena que ainda as lojas estão cheias de brinquedos caros, que não permitem a uma família de comprar um brinquedo adequado a seus filhos; E ainda há pessoas que não sabem escolher o brinquedo; é bom ajudar a refletir neste Natal pra não comprar brinquedos de armamentos; Pois já basta as guerras verdadeiras na Siria e em tantos outros lugares que incomodam e destroem a beleza da vida de tantas famílias!
Uma criança com arma nas mãos aprende na sua infância a gerar a violência; Então, é trabalhar pra fazer a conscientização ajudando no processo de uma nova humanidade;
Tereceiro domingo, domingo da Alegria; Pois é isso, que celebramos neste domingo abençoado!
Este domingo é chamado domingo Laetare, quer dizer, dia da alegria!
Porque duas mulheres se encontram, se abraçam, partilham as alegrias que vem do coração e sobretudo carregam no ventre a realização das profecias anunciadas na Bíblia; Izabel a mãe de João Batista nosso santo patrono e Maria a mãe de Jesus; Maria percorreu muitos kilometros pra chegar na casa de Izabel em Ain Karin, numa região montanhosa e pedregosa;
Este encontro é provocado pela presença criativa do Espírito Santo que dialogando com Maria, explica a ela a natureza desta criança que o Senhor Deus colocará as mãos sobre ele e, ele será o pão partido para o ser humano que acreditará na sua proposta; Um diálogo fecundo e iluminado pelas profecias, Maria na escuta, dira: eis-me aqui!
Em seguida ela se dirige pra visitar sua prima Isabel pois é o mensageiro quem lhe diz: ela está grávida!
Todas as palavras confirmam uma realidade transcendente e Maria vai as pressas encontrar-se com sua prima pois detectou no fundo de seu coração o segredo messianico trazido pelo anjo Gabriel.
Que graça!
Maria, a mãe e jovem mulher, plena da graça de Deus decide se se levantar e ir fazer esta viagem; Neste encontro da pra sentir a profunda alegria messianica irradiada na face destas duas mulheres contraídas pela alegria dessa promessa revelada pelas Escrituras. Ainda podemos dizer que Maria tinha uma missão a cumprir, porém ela atendia ainda algum sinal; E neste encontro tudo se confirma: Ela é chamada por Isabel de “Mãe de meu Senhor”, um título pra confirmar a sua missão; Ela é feliz porque acreditou nas promessas;
Maria canta o Magnificat ao lado da mãe de João Batista que agrcede o Senhor por a fez fecundar um filho na vida anciana; Duas mulheres amantes da profecia!
Deus contou com elas e o Verbo se fez carne!
Cantemos juntos o Magnificat por todo bem que Deus semeia em nossas vidas e pela participação na vida pastoral que faz de nós pessoas que acreditam no projeto de Deus instaurado por Jesus; Agora tudo acontece!
Entremos nesta alegria pois é Deus que vem salvar seu povo!
Hoje em 2017 estamos usufruindo desta graça de sermos salvos pela sua misericórdia infinita!!!


Irmã Sônia de Fátima Batagin