QUARTEL DE ABRANTES

Entra ano, sai ano e as esperanças se renovam, mas………… Tudo continua na mesma aqui nesse nosso Brasil tropical onde nada parece dar certo aos comuns. “Tudo continua como dantes no quartel de Abrantes”, como diz o provérbio portugues no sentido de inconformismo e inoperancia.
A federação está quebrada social, economicamente e moralmente ferida de morte. Parece mesmo que estamos vivendo um clima pré caos como se já não bastassem as agruras vividas em tempos passados recentíssimos no ano de 2016. Tudo caminha para que esse mal fadado ano se repita. As descobertas de novos casos de corrupção e desvios continuam como antes. Ninguém tem medo de ser punido pela justiça, já que ela mesma está cega, surda e muda. O Brasil é o país da impunidade em todos os sentidos. Todos querem tirar uma lasquinha, senão mesmo um grande naco. Estamos cansados de ver tantos mal feitos que ninguém mais se surpreende com os novos casos que os jornais noticiam todos os dias. Já se tornou comum abrirmos os jornais e nos depararmos com novas denúncias. As páginas policiais foram substituidas pelas páginas dedicadas a política.
Na área de segurança o caos está instalado com as rebeliões nas unidades prisionais. O PCC, CV, FDN mandam e desmandam nas penitenciárias. Eles tem mais organização que o próprio estado que é quem deveria cuidar pela ressocialização desses detentos. Nessa área pelo menos há quem detenha o poder – as facções. Mas a população vive atormentada com medo de sair de casa e, na verdade, quem está na prisão somos nós mesmos que ao sair para passear e se divertir não temos certeza se voltaremos. Triste pensar que esse nosso país está esfacelado, quebrado e nas mãos de bandidos.
Nos estados a crise é ainda mais profunda. A maioria deles estão em falencia, que só não é de fato porque Estado não quebra. Mas judia de seus funcionários que tem seus salários atrasados. As universidades estão abandonadas, com seus professores à mingua atrás de seus vencimentos.
Tudo isso somente é válido para o homem comum, pois os nossos mandatários vivem em outro mundo. O Rio de Janeiro que por anos se esbaldou e esbanjou dinheiro público, hoje vive na miséria, mas seu governador só usa jatos particulares para suas andanças. È de admirar a cara de pau desses senhores. Ontem gastaram e torraram o dinheiro público que entrava aos montes, mas não sabem fazer com que seus estados trabalhem com eficiencia, não tem controle de seus gastos, mas o carnaval está garantido. Carnaval e futebol, o ópio do povo que aceita qiualquer migalha jogada por esses governantes.
Nos municípios não é diferente, pois todos ou a maioria deles também estão quebrados e sem dinheiro para fazer frente aos seus gastos. Sabemos que na distribuição dos impostos os municípios recebem parcela mínima, mas eles também não sabem trabalhar com eficiencia e, na maioria deles, o que impera é desordem administrativa. Todos devem muito, todos gastam o que não tem e as dívidas se acumulam ano após ano.
A arte de fazer política é a arte de enganar o povo. Todos são hipócritas e serão julgados pela história. A história não costuma ser bondosa com esses senhores e o será ainda mais cruel ao julgar esses últimos anos de desfaçatez.
A poucos dias li uma notícia que o nosso presidente, Michel Temer, após a morte do ministro do STF Teori Zavascki, reuniu-se com seus ministros, aos quais se juntou o presidente do senado Renan Calheiros, para discutirem o perfil do novo ministro a ser escolhido. Querem eles que esse novo ungido seja capaz de fazer a Corte voltar atrás no que se refere a prisão do condenado na 2ª instância. Se assim for todos aqueles condenados na operação Lava Jato ficariam livres para responder em liberdade até o final. Isso representa, sem dúvida, uma esfriada nessa operação que tenta tirar a impunidade nos casos de corrupção e vai dificultar ainda mais as delações premiadas.
Esse é o quadro no Brasil desse novo ano que se inicia. “Tudo continua como dantes no quartel de Abrantes”. Nada muda!
Devemos, mais que nunca, lutarmos contra esse quadro apresentado. Não podemos deixar que esse nosso tão amado país fique entregue nas mãos sujas desses governantes.
Boa sorte a todos nós em 2017!

Janeiro de 2017