Nos bastidores…

Vitor anuncia Via Rápida
O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Vitor Riccomini, anunciou a vinda da carreta Via Rápida Emprego para Capivari. Isso foi possível após uma visita a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, onde Vitor foi recebido pelo diretor, Alexandre França, e o coordenador, Deizo Souza, que prontamente atenderam o pedido e na segunda-feira, dia 23, já foi iniciado as inscrições para os cursos gratuitos de camareira, garçom e bartender. Outros cursos devem ser anunciados.

Vitor Riccomini visita empresa
Vitor disse que ” O caminho para superar a crise, é o investimento na geração de emprego e renda”. Com base nisso,ele esteve visitando essa semana a CPIC Fiber Glass para apresentar a nossa legislação de incentivos fiscais. Segundo ele ” É com grande alegria que informamos a população, que a empresa decidiu investir mais de R$ 40 milhões em mais uma planta industrial. Além de todas as boas notícias que recebemos, o Diretor, Mr Feng Jian, me deixou muito contente com os elogios a nossa cidade. Agradeço a todos envolvidos por mais esse importante investimento no Brasil e em especial a Capivari” Novas visitas devem acontecer nos próximos dias.

Mais novidades
A secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, é uma referência nacional. Um dos destaques desta pasta é a Carreta Via Rápida Emprego, que oferece treinamento gratuito em diversas áreas. Pensando em oportunidades para nossos cidadãos, o Secretário Vitor , protocolei um pedido para que uma dessas carretas se instale em Capivari, levando qualificação profissional de alto nível aos que precisam.

Melhores condições aos estagiários
O Secretário Vitor e o diretor Rogério estiveram em Piracicaba na terça-feira para conhecer mais sobre os serviços oferecidos pelo CIEE, programa que administra os estagiários da Prefeitura de Capivari. Segundo Vitor ” Quero trazer mais oportunidades para nossa cidade, fortalecendo o vínculo com os grandes parceiros” Os estagiários serão capacitados para o mercado de trabalho.

Prefeito se reúne em Nova Odessa
O Prefeito Rodrigo Proença esteve em Nova Odessa,onde se reuniu com vários prefeitos da região para que juntos encontrem soluções coletivas, ecológicas e economicamente sustentáveis para a destinação final dos resíduos sólidos produzidos pelas cidades.Segundo Rodrigo ” Parcerias como essa, melhoram a qualidade dos serviços públicos prestados à população.”

Em reunião na Câmara, vereadores e prefeito discutem melhorias para Capivari
Sob a presidência do vereador Bruno Barnabé (PSDB), os vereadores se reuniram com o prefeito Rodrigo Proença (PSDB), na Câmara Municipal de Capivari. Eles discutiram projetos importantes para o município.
Dentre esses projetos estão o Refis do IPTU e demais taxas, prestação de serviços educacionais e cortes de despesas. “Esses projetos irão ajudar o munícipe a quitar suas dívidas com o município e vão valorizar prestadores de serviços educacionais de Capivari”, diz Bruno Barnabé.
Na ocasião, o prefeito também apresentou o decreto que isenta de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), os moradores atingidos pelas enchentes no ano de 2016.

Surto de febre amarela
O Brasil vive o maior surto de febre amarela em 14 anos. Até terça-feira (24), foram confirmados 70 casos da doença, com 40 mortes. Desse total, 21 são de pacientes que apresentaram os primeiros sintomas em meados de dezembro. O maior número de casos até então havia sido em 2003, quando foram confirmados 64 pacientes com febre amarela. Há ainda no país outros 364 casos em investigação, incluindo 49 óbitos.
Além do aumento expressivo do número de casos, a doença atinge um número maior de Estados e municípios.

Febre amarela se aproxima de Capivari
A Vigilância Epidemiológica de Paulínia (SP) confirmou nesta terça-feira (24) que foi notificada sobre dois casos suspeitos de febre amarela de moradoras que visitaram regiões de contágio da doença e foram atendidas em Campinas (SP). Uma das pacientes morreu na tarde desta terça, no HC da Unicamp, segundo a família.
A morte de Joversi do Prado Santos Guardia, de 47 anos, foi confirmada pelo marido da vítima, Eduardo Guardia. O casal de Paulínia visitou a cidade de Delfinópolis (MG), próximo da Serra da Canastra, entre os dias 4 e 11 de janeiro. De acordo com Eduardo, eles voltaram para Paulínia assim que Joversi começou a passar mal, no dia 10 deste mês.

Os sintomas
“Ela sentiu enjoo, febre alta, calafrios e vômito. O quadro evoluiu rápido. Havia a necessidade de transplante de fígado e ela estava internada em coma no HC da Unicamp”, comentou Eduardo. A família aguarda resultados do exame de Joversi enviado ao Instituto Adolfo Lutz. “Informaram que o resultado demora 30 dias”, disse o marido.

Alerta
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo informou por nota que são 3 óbitos confirmados por febre amarela silvestre neste ano no estado, sendo um importado de Minas Gerais (com notificação em Santana do Parnaíba) e dois autóctones, dos municípios de Batatais e Américo Brasiliense, localizados no interior paulista.

Vacinação
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, a confirmação de casos suspeito na região de Campinas (SP) não muda a orientação de vacinação para a população. Apenas deve tomar a vacina quem for visitar uma área de transmissão da doença, fora ou dentro do Brasil. Isso é o que diz a Secretaria de Saúde.

Sintomas
A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores. Geralmente, quem contrai este vírus não chega a apresentar sintomas ou os mesmos são muito fracos. As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso

Prevenção
Como a transmissão urbana da febre amarela só é possível através da picada de mosquitos Aedes aegypti, a prevenção da doença deve ser feita evitando sua disseminação. Os mosquitos criam-se na água e proliferam-se dentro dos domicílios e suas adjacências. Qualquer recipiente como caixas d’água, latas e pneus contendo água limpa são ambientes ideais para que a fêmea do mosquito ponha seus ovos, de onde nascerão larvas que, após desenvolverem-se na água, se tornarão novos mosquitos. Portanto, deve-se evitar o acúmulo de água parada em recipientes destampados. Para eliminar o mosquito adulto, em caso de epidemia de dengue ou febre amarela, deve-se fazer a aplicação de inseticida através do “fumacê”. Além disso, devem ser tomadas medidas de proteção individual, como a vacinação especialmente para aqueles que moram ou vão viajar para áreas com indícios da doença. Outras medidas preventivas são o uso de repelente de insetos, mosquiteiros e roupas que cubram todo o corpo.

Carreta Mulheres de Peito atinge mais de 700 exames realizados
Mais de 700 exames já foram realizados pela Carreta Mulheres de Peito que está instalada na Praça Central de Capivari. A procura foi grande e os agendamentos foram completados ainda na primeira semana da instalação da carreta que pretende atender ao todo 1.200 mulheres. A carreta do Governo do Estado.

Atenção – Saúde alerta
A vacinação contra Meningite C e HPV está sendo realizada nos Postos de Saúde e no CEAMC (Centro Especializado de atendimento à Mulher e à Criança). É importante que a população esteja atenta, pois neste ano foram inseridos novos grupos.
A vacina contra a Meningite C atende meninos e meninas de 12 e 13 anos. A meta do município é vacinar 80% deste público-alvo, sendo que Capivari possui aproximadamente 1.665 adolescentes nesta faixa etária. Desta vez, a vacina contra a HPV inclui meninos de 12 e 13 anos, pois para as meninas de 9 a 13 anos esta vacina já está sendo realizada desde 2014. Esse grupo de meninos deverá tomar duas doses.