Pantanal, maior planície alagada do mundo

A área que abrange esse bioma chega a 220 mil km², sendo 120 mil km² em solo brasileiro. Menor bioma brasileiro, ocupando apenas 2% do território nacional, o Pantanal está localizado na região Centro-Oeste, nos estados do Mato Grosso (no sul do estado) e do Mato Grosso do Sul (no noroeste do estado). Além do território nacional, pode ser encontrado no Paraguai e na Bolívia.
O solo pantaneiro é de planície inundável, característica natural da região. Por conta desta característica peculiar, o solo apresenta baixa fertilidade, o que prejudica a agricultura local, incentivada pelo uso excessivo de fertilizantes que acabam por prejudicar ainda mais a sua saúde.
A paisagem pantaneira é bastante diversificada, por conta de ligações próximas à Floresta Amazônica e ao Cerrado, com presença de vegetação características dos dois biomas vizinhos. As planícies inundadas do Pantanal possuem uma vegetação típica dessa localidade, como os vegetais aquáticos: aguapé, erva-de-santa-luzia, utriculária e cabomba, muitos deles utilizados para fins medicinais.
O Pantanal está localizado em uma área de ocorrência do clima tropical, com duas estações bem definidas: o verão chuvoso e o inverno seco. Esse fato é essencial para a atividade turística da região, uma das grandes impulsionadoras da economia.
Sua riqueza em biodiversidade, aplica-se principalmente à fauna, pois abriga grande parte dos animais existentes no Brasil. Esse fato ocorre porque tal bioma sofre uma influência direta de três grandes biomas brasileiros: Floresta Amazônica, Cerrado e Mata Atlântica, além de ter algumas áreas com resquícios da Caatinga.
De acordo com a Agência de Notícias do IBGE, no Pantanal ocorrem 132 espécies de mamíferos (anta, capivara, veado, onça-pintada, morcego), 85 espécies de répteis, sendo os jacarés com maior variedade, 463 espécies de aves (tucano, arara, tuiuiú, carão), 35 espécies de anfíbios, como a rã verde, 263 espécies de peixes (pacu, pintado, bagre, traíra, dourado, piau, jaú (o maior da região).
A economia pantaneira gira em torno da atividade pesqueira e do turismo. Recentemente, atividades como pecuária bovina e cultivo de soja tem sido registradas neste bioma, o que pode acarretar em danos significativos aos ecossistemas locais. Os processos erosivos também são alarmantes, além das queimadas que tem causado grande devastação.