Os 12 maiores problemas ambientais da humanidade

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP) realizou um amplo estudo sobre os problemas da atualidade referentes ao meio ambiente. Neste estudo, o levantamento realizado destacou 12 grandes problemas que mais preocupam os profissionais da área ambiental. São eles:
1. Crescimento demográfico: aliado a tecnologia, industrialização e consumismo desenfreado, ocasiona o uso irracional dos recursos naturais.
2. Processos de urbanização: a aglomeração da população em áreas urbanas aumenta a demanda por recursos, energia e infra-estrutura.
3. Desmatamento: intensifica processos erosivos e empobrecimento dos solos, perda de biodiversidade, assoreamento de corpos hídricos, entre outros.
4. Poluição dos mares: causada por descarga de esgotos domésticos e industriais, grandes desastres ambientais, perda de biodiversidade marinha, entre outros.
5. Poluição do ar e do solo: emissões atmosféricas, falta de gerenciamento de resíduos sólidos, contaminação e empobrecimento do solo por agrotóxicos, etc., causados principalmente pela indústria, agropecuária e transportes.
6. Poluição dos recursos hídricos: baixa qualidade da água que abastece as populações e serviços.
7. Perda da biodiversidade: desmatamento, queimadas, caça predatória, exploração dos recursos naturais, etc., levando a extinção de espécies da fauna e da flora.
8. Ausência de licenciamento ambiental para grandes obras: um exemplo é a Tragédia de Mariana, considerado o maior desastre ambiental do país (Leia mais em: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/acidente-mariana-mg-seus-impactos-ambientais.htm)
9. Mudanças climáticas: o aquecimento global é um fator natural ao longo das eras, porém, ações antrópicas aceleram este processo, sobretudo pelas atividades industriais.
10. Aumento das necessidades energéticas: a construção de usinas nucleares e hidrelétricas causa grandes danos locais, e as termelétricas, pelo uso de combustíveis fósseis, geram grande emissão de gases de efeito estuda, além de outros poluentes.
11. Produção de alimentos e agricultura: consumo de água e energia, degradação do solo (agrotóxicos), desmatamento e perda de biodiversidade pela expansão agrícola.
12. Falta de saneamento básico: a contaminação da água e dos solos pelo despejo de esgoto não tratado por falta de infra-estrutura adequada, agridem o meio ambiente e a saúde pública.
No Brasil, dos problemas mais críticos referentes ao meio ambiente, destacam-se: desmatamento e perda de biodiversidade; erosão e manejo inadequado do solo na agricultura e pecuária; poluição das águas e solos devido à falta de saneamento básico; falta de políticas de gerenciamento de resíduos sólidos; poluição industrial.
A partir da década de 70, o mundo passou a perceber que a degradação da natureza, estava diretamente ligada a problemas com saúde pública, que geravam consequências econômicas drásticas. Com isso, entendeu-se que a conservação ambiental estava diretamente ligada a questões econômicas, bem como a aspectos sociais, no caso a saúde pública. E assim, passa a existir o conceito de desenvolvimento sustentável.
Uma ótima leitura que trata o tema, “Os grandes problemas ambientais do Mundo Contemporâneo”, de Paulo Nogueira Neto, para quem quiser se aprofundar no assunto pode ser encontrada em http://www.iea.usp.br/publicacoes/textos/nogueira_netoambientais.pdf.