Nos Bastidores…

Durante Sessão, Serrano questiona CapivariPrev
O vereador Eliseu Serrano questionou atitudes do Instituto de Previdência Municipal de Capivari (CapivariPrev), em sua fala na Tribuna Livre durante a Sessão de Cãmara, na noite de segunda-feira, 19.
Serrano questionou a direção do instituto quanto às aposentadorias dos servidores públicos municipais, requeridas desde 2013, dentre as quais algumas delas, mesmo deferidas, não foram pagas até a presente data.
O vereador pede agora que a Câmara Municipal de Capivari oficialize a direção do instituto para que esclareça suas dúvidas. “Quero que a secretaria desta Casa de Leis oficialize o CapivariPrev para que este responda oficialmente quantas aposentadorias foram requeridas a partir de 2003, e, dessas, quantas foram deferidas e quantas foram indeferidas e, dentre as indeferidas, quais são os motivos deste indeferimento”, afirma.

Revisão previdenciária municipal
Outro questionamento apresentado na Tribuna pelo parlamentar foi a cogitação de aumento de alíquota da contribuição previdenciária ao CapivariPrev, descontado na folha de pagamento do servidor público municipal.
“Hoje a gente paga 11% do nosso salário ao CapivariPrev, mas eu soube que o Conselho Fiscal do instituto já apresentou proposta de aumento dessa alíquota de 11 para 13 ou 13,5%, coisa que eu não entendo, uma vez que o Brasil vem tendo tantas dificuldades até para aprovar a reforma da previdência, enquanto que aqui em Capivari, o CapivariPrev quer aumentar a alíquota. Sabendo em que situação nós nos encontramos, como é que se pode pensar em tirar mais 2 a 2,5% do bolso do servidor público municipal?”

Unidade móvel do SESI chega em abril
Com mais de 3 mil volumes na biblioteca e terminais de acesso digital, a Unidade Móvel SESI-SP ficará instalada na Praça Central de Capivari, de 3 a 15 de abril. O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, sábados e domingos, das 9h às 13h e das 14h às 18h.
Para participar é necessário fazer agendamento na Secretaria da Cultura e Turismo, que fica localizada na Avenida Cândido Motta, s/n, Bairro Estação, ou então pelo telefone: 3491-1322. As vagas são abertas também para grupos de instituições da cidade.

Sessão de Câmara
Aconteceu a 7ª Sessão Ordinária na noite de segunda-feira, 19, na Câmara Municipal de Capivari.
O vereador Jurandir Pinheiro dos Santos, “Binga”, indicou ao Poder Executivo a realização de operação tapa-buracos no bairro Pitangueiras. E conforme elencou em sua fala na Tribuna Livre da 6ª Sessão Ordinária, na semana anterior, indicou fiscalização em torno da antiga Estação da FEPASA, devido ao aparecimento de gatos mortos na área.

Banheiros da Praça
O vereador Eliseu Serrano indicou colocação de grades que impeçam acesso de pessoas ao hall de banheiros públicos da Praça Central. Segundo o vereador, depois que os banheiros fecham, algumas pessoas estão usando a escada de acesso para fazer suas necessidades e isso está causando um cheiro muito forte no local.

Indicação
O vereador Mateus Scarso indicou a construção de sarjetão na Rua Sinharinha Frota, no cruzamento com a Rua 15 de Novembro.

Operação Tapa-buracos
Ele ainda indicou operação tapa-buracos nas ruas Nicola Moroni e Misael Franchi, no Residencial Santa Rita. Também indicou limpeza nas áreas verdes daquele bairro e na Rua Michella Amélia Alcadipani Scafóglio no Bairro Castelani, bem como cascalhamento e limpeza na Rua Hermano Armelin, no Morro Amarelo.
Nelson Soares indicou retirada de lixo acumulado em frente à Escola do Ribeirão.
Falaram na Tribuna Livre os vereadores Eliseu Serrano, Mateus Scarso, Nelson Soares, Guacyro Justino Alfredo, Flávio Carvalho e Bruno Barnabé.

Durante a “Ordem do Dia” na Sessão
Na Ordem do Dia da Sessão, os vereadores aprovaram o Requerimento n.º 17/2018, através do qual o vereador Denilton Rocha dos Santos pede ao Poder Executivo informações sobre existência de projetos de apoio à “Batalha no Platô”, além de cronograma e projetos culturais de 2018.
O Requerimento n.º 21/2018, também de Denilton Rocha, teve aprovação unânime. Por meio dele, o vereador quer saber informações sobre regularização e distribuição de insulina aos pacientes diabéticos que utilizam a rede pública municipal de saúde.
A sessão contou com transmissão ao vivo pela Rádio cacique AM e pelo canal da Câmara Municipal de Capivari, no Youtube. A sessão pode ainda ser vista no site do legislativo, www.camaracapivari.sp.gov.br, Arquivo das Sessões.

Dia mundial da água
No dia 22 de março foi comemorado em todo mundo o dia “Mundial da água”. Esta data foi criada com o objetivo de alertar a população internacional sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.
Para isso, todos os anos, o Dia Mundial da Água aborda um tema específico sobre este mineral de extrema e absoluta importância para a existência da vida.
A conscientização sobre a urgência da economia deste recurso natural e como utilizado com cuidado é uma das principais metas do Dia da Água.
A água limpa e potável é um direito humano garantido por lei desde 2010, de acordo com a Organização das Nações Unidas – ONU.
Mesmo o planeta Terra sendo constituído aproximadamente 70% de água, apenas 0,7% de toda a água do mundo é potável, ou seja, adequada para o consumo humano.

Governo Federal reconhece que febre amarela é um grande risco
O Ministério da Saúde anunciou na terça-feira (20) que a vacina da febre amarela passa a ser recomendada para todo o Brasil. A medida foi tomada após o segundo ano de alta no número de casos da doença e mortes causadas pela febre amarela e com a maior proximidade do vírus nas zonas urbanas.

Presidente da Câmara de Rafard diz que Uil Maia é incompetente
A vereadora e atual presidente da Câmara Municipal de Rafard Ângela Barbosa fez duras criticas ao prefeito da cidade, Uil Maia. As palavras foram proferidas durante a Sessão de Câmara, que ocorreu na terça-feira, 20, “ele que se orgulha de falar que foi vereador por 20 anos, mas suas atitudes mostram quem ele realmente é, ele tem mostrado sua incompetência a cada dia” registrou Ângela.

Prefeito de Rafard tem atitudes baixas e vingativas
Durante a Sessão, a presidente ainda lembrou que, assim como ela, toda a Câmara tem tentado dar apoio para que os projetos da Prefeitura não parem, ela frisou que a falta de preparo e atitudes baixas e vingativas por parte de Uil, tem causado dificuldades e atrasos para a cidade, “o prefeito municipal esta dirigindo um carro, carro este que o povo de Rafard o habilitou a dirigir, a câmara de Rafard esta dando o combustível necessário para que ele chegue até o seu destino final”

Vereador Fabinho de Rafard pede liberação de verba
O vereador de Rafard Fabio Santos esteve na ALESP, Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, e cobrou e pediu agilidade na liberação de uma emenda parlamentar.
São cerca de R$200 mil que deverão ser utilizados para Infraestrutura urbana, como recapeamento asfáltico de ruas que ainda são de paralelepípedos.
Fabio fez este pedido em 2017 no gabinete da Deputada Estadual Lecy Brandão.
“Fui recebido pelo assessor da deputada, Donizete, pois a deputada estava em outro compromisso, mas confesso, Povo Rafardense, que voltei muito feliz, confiante e esperançoso. Percebi bastante sinceridade por parte da assessoria, acredito que ainda este ano essa emenda parlamentar será enviada ao nosso município” disse Fabinho.