Nos bastidores…

Eleição do novo presidente da Câmara
No domingo, dia 01º, teve a votação do novo presidente da Câmara de Capivari, o vencedor foi o vereador Bruno Barnabé, que teve 9 dos 13 votos dos vereadores. Seu oponente foi o vereador Denilton Rocha, do PMDB, que teve, além do seu voto, o de Mateus Scarso, Nelson Soares e Serrano.
Apesar da derrota por dois terços, o vereador derrotado, perdeu com classe, com espírito democrático e honradez. Diferente das duas disputas anteriores, onde o ódio falou mais alto pelos derrotados. Parabéns Denilton pelo espírito democrático e pela coragem de entrar na disputa, não mirando a raiva e o ódio, mas sim pelo espírito republicano de uma disputa democrática.

Basta
Capivari já não aguentava pseudos vereadores que pregavam moralidade, que criticavam comissionados e tinha na família familiares bem próximos em cargos em comissão, e sendo o próprio comissionado por longos anos. Esses pseudos vereadores não trouxeram um centavo sequer para o município, não fizeram aquilo que é o minimo que se espera de um vereador, fiscalizar e fazer leis. Nada, passaram o mandato apenas falando, e falar basta ter boca e língua, e isso tinham até demais.

Maria Bonita
Além de não fazerem nada para a cidade e passarem anos apenas usando a tribuna para criticar. Passaram anos não resolvendo os problemas do município, esses vereadores a única coisa que ganharam foi o direito autoral das falacias, fugindo dos debates políticos e tentando consertar aquilo que gostavam de gritar. Muita gente atribuíu a esses dois vereadores o apelido de Lampião, quando estavam longe do Prefeito, e na frente viravam Maria Bonita. Isso foi visto nas inúmeras vezes que o prefeito esteve presente na Câmara.

Me engana que eu gosto
Chegaram a falar que a Prefeitura gasta um milhão com comissionados, na verdade segundo o próprio prefeito disse, é menos da metade disso. Das centenas que diziam ter de comissionados na Prefeitura, na verdade são 180, isso contando com os efetivos que assumiram cargos em comissão, como por exemplo uma professora concursada que assume o cargo comissionado de diretora. Em porcentagem, os comissionados representam 9% dos efetivos, em 2012 eram 21%. O que esperar de vereadores que nem verificam o que denunciam na tribuna. Depois os abutres de plantão, plantam na internet essas mentiras, com denúncias falsas, as pessoas mal informadas compartilham e a coisa vai se espalhando. Por trás dessas boatarias, há gente bem esperta e mal intencionada, que faz dessas boatarias um negócio. Essas boatarias chegam pelo facebook, whatsapp, e-mail. É a indústria do quanto pior, melhor.

Reunião do prefeito com vereadores
O prefeito Rodrigo Proença, assessores e vereadores se reuniram na tarde da última quarta-feira na Câmara Municipal. A reunião começou por volta das 16 horas e às 21 horas ainda tinha vereador conversando com o prefeito. Segundo participantes, a reunião foi muito proveitosa, o prefeito tirou várias dúvidas dos atuais vereadores. Segundo o prefeito, essas reuniões serão mensais, é uma forma dos vereadores de situação e oposição ficarem a par de como anda a Prefeitura e poder tirar as dúvidas.

Saúva e a política
“Ou a saúva acaba com o Brasil ou o Brasil acaba com a saúva”. A frase é atribuída a um botânico e naturalista francês, variações posteriores procuraram traduzir a conveniência de livrar o país de algo indesejado. Hoje, temos a certeza que Capivari se livrou de algumas saúvas da política. Faltou sim, ao governo municipal, a comunicação, isso é um fato. A maior distância entre duas pessoas é a falta de comunicação. E o prefeito Rodrigo sabe bem disso. Seu segundo mandato já brilhou uma estrela da comunicação e, sem dois vereadores que já assumiram com a intenção de não ter dialogo algum, e um grupo que a única coisa que deram para Capivari foram estragos e um poder nocivo, já abre esse grande espaço para o diálogo e a comunicação entre os poderes Executivo e Legislativo. Sem as saúvas da política, Capivari tem tudo para ver nos 4 anos um grande crescimento.

Reunião
Na tarde da última quarta-feira nos reunimos na Câmara Municipal de Capivari, com os vereadores e com o prefeito Rodrigo, para discussão de diversos projetos importantes para Capivari. Foram discutidos projetos que irão ajudar o Munícipe a quitar suas dívidas com o município, como o REFIS do IPTU e demais taxas, também projetos de valorização de empresas que prestam serviços ao município na área educacional, projetos de cortes de despesas e também a apresentação, pelo prefeito Rodrigo, do decreto que isenta o IPTU dos moradores que foram atingidos pelas enchentes do ano de 2016.
O prefeito Rodrigo Proença bem cedo começou as visitas nos Postos de Saúde. Com a secretaria Eliane e os vereadores Dr Guacyro e Binga está checando as estruturas das unidades e ouvindo os profissionais da Saúde e usuários.