Nos Bastidores…

CETESB DA COMO ENCERRADO PROCESSO DOS LIXÕES
Prefeitura de Capivari foi informada via correspondência da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) sobre o parecer final dos processos de dois lixões antigos, conhecidos como Bresciani e Annicchino.
Tais áreas foram utilizadas para a disposição de resíduos domésticos entre os anos de 1998 e 2002. Os processos foram impostos pelo Ministério Público e Cetesb e correm desde os anos 2000.

PARA ENTENDER O CASO
EM 2014, foi celebrado convênio entre a Prefeitura Municipal e a SDECTI (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação) do Estado de São Paulo para inserção do município no Patem (Programa de Apoio Tecnológico aos Municípios), com o objetivo da realização da investigação confirmatória e plano de encerramento destas áreas.
O resultado deste convênio foi a realização do estudo destas áreas, envolvendo a avaliação preliminar, investigação confirmatória, plano de encerramento e elaboração de relatório técnico realizados pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), que é um dos maiores institutos de pesquisas do País.

REALIZAÇÕES DE ESTUDOS
A partir desses documentos e de estudos posteriores, realizados pelos técnicos do Departamento de Fiscalização de Posturas e Meio Ambiente, foi possível constatar que em ambas as áreas não foram detectados indícios de contaminação do solo, das águas subterrâneas e superficiais devido à disposição de resíduos, não sendo necessária a realização de medidas complementares relativas ao gerenciamento de áreas contaminadas. Além disto, tais áreas já se encontram com grande regeneração de flora e indícios de fauna de grande, médio e pequeno porte, sendo necessário apenas cadastrar tais áreas como utilizadas para disposição de resíduos urbanos.

QUASE 3 MIL ANIMAIS FORAM VACINADOS EM CAPIVARI
A Campanha de Vacinação contra a Raiva já atendeu quase 3 mil cães e gatos em menos de um mês. A equipe do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) está percorrendo os bairros do município e realizando o atendimento em pontos estratégicos.
Algumas localidades da zona rural, já foram atendidas com a visita casa a casa. Sendo assim, receberam a vacina contra a raiva: 611 animais da área rural e às demais na área urbana.

SESSÃO DE CÂMARA
O vereador NELSON SOARES (PR) falou sobre a mudança de direção de ruas no bairro Porto Alegre. Ele pediu à Secretaria de Trânsito para que estude melhorias e coloque sinalização. Soares apontou que os bairros Engenho Velho e São Marcos precisam de atenção do poder público. Também comentou o Projeto de Lei n.º 153/2017 sobre a diminuição da carga horária dos médicos e dentistas.

O vereador VALDIR da FARMÁCIA(PSL) comentou sobre a necessidade de melhorias na zona rural. Pediu que o setor de obras para que dê mais atenção às estradas rurais. O vereador parabenizou a Secretaria de Trânsito pela mudança na Praça 13 de Maio. Ele ainda comentou sobre o custeio de iluminação pública em Capivari, e falta de atendimento da concessionária de energia elétrica.

O vereador Gamaliel Lourenço de Souza (PTN) O vereador Gamaliel Lourenço de Souza (PTN) falou na Tribuna Livre sobre o Conselho Tutelar. Jornada de trabalho precisa ser revista segundo o parlamentar, aumento de contingente. Parabeniza trabalho da Guarda Civil Municipal pela operação que prendeu grupo especializado em roubo dos Correios.

O vereador Eliseu Serrano (PR) falou sobre a preocupação quanto à entrega de casas no bairro Caraça, e aumento de demanda de pacientes no Posto de Saúde.
Comenta sobre aumento de necessidade de vagas em creches e escolas para crianças, além de horários de ônibus. Pedirá informações através de requerimentos.

O vereador Mateus Scarso (PMDB) falou sobre o aumento de atendimento no Posto de Saúde e atendimento em creches para os moradores do Bairro Caraça com a entrega das casas populares. Ele afirmou que os moradores dos bairros Pinhalzinho, Bosque dos Pinheiros e São João precisam de atenção e melhorias. A tendência da região é aumentar devido à entrega das casas populares e loteamentos ao redor. E também comentou sobre as pessoas que continuam a reclamar sobre aparecimento de escorpiões na cidade.

O vereador Denilton Rocha (PMDB) comentou sobre seu voto ser contrário à aprovação do projeto de Lei que diminui a carga horária de trabalho para médicos e dentistas.

VEREADOR FLÁVIO EXPLICA O PROJETO SOBRE OS MÉDICOS
O vereador Flávio Carvalho (PSDB) falou na Tribuna Livre da 30ª Sessão Ordinária sobre a conclusão da duplicação das rodovias SP-101 e SP-308. Também elogiou a Guarda Civil Municipal e a secretaria de segurança pública.
Ele elencou a legislação municipal sobre casos de diminuição de jornada de trabalho de outros profissionais nos setores públicos. Também enfatizou a determinação do Ministério Público sobre a implantação do ponto biomédico e de como isto afeta o trabalho desses profissionais. “Na carga horária de hoje nós não teremos médicos suficientes para atendimento médico”, disse. Afirmou que acredita em melhora significativa no atendimento.

DR. GUACYRO EXPLICA PROJETO
Médico há muitos anos no serviço público de saúde, o segundo-secretário da mesa diretora, vereador Guacyro Justino Alfredo (DEM) explicou o Projeto de Lei 153/2017, sobre a redução da carga horária dos médicos nos postos de saúde do município.
Ele expôs que os médicos, desde os governos anteriores, deixavam de cumprir as horas contratuais. A implantação do ponto eletrônico torna essa prática impossível. O projeto de redução de carga horária foi apresentado aos médicos. Até dezembro, o município implantará o laboratório de especialidades, no qual os médicos atenderão com hora marcada. Serão 4 atendimentos por hora, em 12 horas semanais. Serão 48 atendimentos por semana, enquanto que atualmente os médicos estão atendendo 30 pacientes. “Não haverá prejuízo para a população, os médicos concordaram com isso”. Comentou que há médicos que já se exoneraram e outros estão ameaçando exoneração.
Ressaltou que este foi um acordo com os médicos após determinação do Ministério Público e defendeu a aprovação do projeto para que os pacientes não fiquem prejudicados no atendimento.

PRESIDENTE DA CÂMARA
O presidente da Câmara Municipal de Capivari, Bruno Barnabé (PSDB) falou sobre a Campanha Outubro Rosa, cuja lei que instituiu as ações no município, é de sua autoria. Ele enfatizou a necessidade de prevenção do câncer de mama e convidou a todos para a abertura das exposições que se iniciam na próxima segunda-feira, 9, dentro do Projeto Câmara Arte e Cultura.
PASSOU
O Projeto que diminuiu a carga horária dos médicos foi aprovado por 8 votos contra dois contrários e duas abstenções dos vereadores Nelson Soares e Dr. Guacyro que por ser médico optou por não votar. O voto foi nominal. Votaram contra Mateus Scarso e Denilton Rocha.