Nos bastidores…

SESSÃO DE CÂMARA DE CAPIVARI
A pedido do 1º secretário da mesa diretora, vereador Flávio Carvalho (PSDB), os projetos de lei 77 ao 87 seguiram em regime de urgência para a Ordem do Dia. Os pedidos foram aprovados por unanimidade

INDICAÇÕES PROPOSTAS PELOS VEREADORES
De autoria do vereador Valdir Antonio Vitorino (PSL), a Indicação 192/2017 propõe a construção de rampa de acesso para cadeirantes na Praça 13 de Maio. O vereador também indica (Indicação 194/2017), a construção da continuação dos canteiros centrais na Alameda Faustina Franchi Annicchino até a sede da Polícia Militar, assim como a implantação de ciclovia até o DIC 2.

COM APOIO
Com apoio do vereador Denilton Rocha (PMDB), Valdir da Farmácia (PSL) indica (Indicação 193/2017), revitalização da entrada e calçadas do Ginásio de Esportes Ronaldão, além da demarcação de solo para estacionamento.

VEREADORES
O vereador Nelson Soares (PR) indica (Indicação 195/2017) construção de muro de arrimo na Rua General Osório, no Centro.

Mateus Scarso (PMDB) faz a Indicação 196/2017, para que a Prefeitura Municipal viabilize adesão ao programa de financiamento “Frota Nova Municípios” operado pelo Desenvolve São Paulo.

Eliseu Serrano (PR) faz a Indicação 197/2017 para que a Prefeitura Municipal de Capivari viabilize estudos para melhorar o trânsito na Rua Sebastião Pagotto.
O vereador ainda indica (Indicação 198/2017) estudos para disponibilizar versão online do Boletim Escolar dos alunos no site da Prefeitura Municipal. Com a Indicação 199/2017, Serrano propõe urgência na construção de lombada na Rua Salim Assad, no bairro Vila Izildinha.

MOÇÃO
De autoria do vereador Flávio de Castro Carvalho (PSDB), a Moção de Aplausos 009/2017 foi aprovada por todos os vereadores. Ela parabeniza o Grupo “Somos Todas Uma”, pelo Projeto “Mechas do Amor”.

HOMENAGENS
Por iniciativa do presidente Bruno Barnabé (PSDB), suspensa a sessão, os vereadores homenagearam mães de Capivari.

ORDEM DO DIA
Em regime de urgência e em bloco, foram discutidos e votados os projetos de Lei 77 ao 87/2017, da Prefeitura Municipal de Capivari. Os projetos foram aprovados por todos os vereadores.
O Projeto de Lei nº 077/2017 autoriza o Poder Executivo a conceder auxílio à Associação de Serviço de Assistência Social da Paróquia de São Benedito. (ASAS) Aprovado por unanimidade
Os projetos de lei nº 078 a 087/2017 dispõem sobre alterações em peças orçamentárias do município, foi aprovado por todos os vereadores, apesar do vereador Mateus Scarso pedir para que as Comissões analisem antes os projetos em regime de urgência.

REQUERIMENTOS
De autoria do vereador Jurandir Pinheiro dos Santos “Binga”, o Requerimento nº 049/2017 solicita informações sobre a possibilidade de serem colocadas caçambas em pontos estratégicos nos bairros, para coleta de cacarecos.
O vereador também requer (Requerimento nº 050/2017) que se remeta ao Poder Legislativo, cópia do contrato celebrado entre a Prefeitura e a empresa Enagro.

SARJETAS
De autoria do vereador Nelson de Sousa Soares (PR), o Requerimento nº 051/2017 pede informações sobre estudo para colocação de guias e sarjetas na Avenida Brigadeiro Faria Lima, para que os proprietários de imóveis possam construir calçadas.

ARENA CAPIVARI
O Requerimento nº 052/2017, do vereador Flávio de Castro Carvalho (PSDB), requer informações quanto à Arena Capivari ainda não ter atingido um de seus objetivos, que é a formação de jovens atletas, e se há previsão para que tal objetivo seja alcançado.

ADICIONAL DE INSALUBRIDADE OU PERICULOSIDADE
E o Requerimento nº 053/2017, do vereador Eliseu Serrano (PR) pede que se envie à Casa de Leis, lista dos funcionários da Prefeitura Municipal que atualmente recebem adicional de insalubridade ou periculosidade.

PINOS DE COCAÍNA SÃO APRENDIDOS
A Guarda Civil de Capivari aprendeu 164 pinos de cocaína e quatro porções de maconha durante uma patrulha no bairro Morada do Sol, na tarde do último domingo, 07. Os agentes recebera uma denúncia anônima de que havia tráfico numa esquina do bairro. Durante as buscas no local, os guardas encontraram a droga, mas não aprenderam ninguém. O entorpecente foi encaminhado para a Delegacia de Polícia, para registro do Boletim de Ocorrência.

LINHAS DE ÔNIBUS PARA O DISTRITO INDUSTRIAL COMEÇA DIA 22
Dezenas de empresários e representantes das empresas dos Distritos I, II e Corte Preto, participaram do lançamento da Linha do Trabalhador, na manhã desta quarta-feira, 10, no plenário do executivo. As linhas entram em funcionamento no dia 22. O projeto para a criação dessa nova rota de transporte público foi desenvolvido pelo vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Vitão, que ouviu os empresários e colaboradores que dependem do transporte público para atender às demandas.

SEGUNDO A EMPRESA MM SOUZA
O ônibus vai passar pelos bairros Castelani, Santo Antônio, Engenho Velho, Raia, Centro, Estação, retorna para o centro, Vila Cardoso, Vila do Carmo, Residencial Santa Rita, seguindo para os distritos. De acordo com Júnior Souza, diretor da empresa MM Souza, responsável pelo transporte público, a linha poderá sofrer alterações para se adequar às necessidades dos usuários. Antes, os distritos I e Corte Preto contavam poucos horários de ônibus. Agora, os bairros vão ter 11 linhas diárias, intercaladas entre manhã, tarde e noite.

GOVERNO COMEMORA CONQUISTA
Vitão afirma o compromisso de manter o valor da passagem em R$3,00. “Mesmo com as melhorias e aumento nas linhas, não vamos ter reajuste no valor tarifa. Isso vai trazer economia e comodidade aos empresários e funcionários, que não vão precisar mais se preocupar com transporte para trabalhar”, contou. Os horários de ônibus para o DIC II já estão em funcionamento.
Com os investimentos, a capacidade de pessoas transportadas por dia aumenta de 240 para 880. Um crescimento de 267%. A expetativa é de que pelo menos 500 pessoas passem a utilizar o serviço diariamente.

MAIOR VAZÃO DO RIO CAPIVARI
Cerca de duas toneladas de restos de árvores, lixo, entulho e até animais mortos foram retirados da represa na Fazenda Leopoldina pela equipe da Defesa Civil de Capivari, no último final de semana. O trabalho foi realizado para aumentar a vazão do Rio Capivari, que chegou a 1,83 na tarde de domingo, 07, devido à grande quantidade de chuvas que atingiram a região entre sexta, 05, e sábado, 06.