Aniversário de quem salva vidas

Recebi o seu bilhete, / Meu amigo João da Graça,
Você deseja do Além / Notícias sobre a cachaça.
Cornélio Pires (1)

No último domingo pudemos assistir a uma festa com muitos convidados: era de integrantes dos Grupos de Alcoólicos Anônimos de diversas cidades da região que vieram prestigiar o Grupo de Capivari, que completou em setembro de 2021 a marca de 39 anos de atividades ininterruptas na cidade, levando adiante o lema: “Você quer parar de beber, nós podemos ajudar”.
Para frequentar esse Grupo de AA não é necessário inscrição, pagamento ou fiador, basta apenas aceitar a 3ª. Tradição, que diz: “O único requisito para ser membro de A.A. é o desejo de parar de beber”.
O alcoolismo é uma doença primária, crônica, progressiva e incurável, mas que tem recuperação; é uma doença reconhecida pela OMS – Organização Mundial da Saúde como crônica. O álcool é uma droga.
Alcoolismo é uma doença tão real quanto o diabetes, a hipertensão ou a asma. E um dos seus sintomas é o desejo incontrolável de beber. Portanto, o alcoolismo é uma doença progressiva. Uma vez que o alcoólico continue a beber, o desejo de beber aumenta.
Se a doença não for detida ela pode acabar em insanidade ou morte. O único método para deter o alcoolismo é a total abstinência.
Segundo pesquisas apresentadas pelo psiquiatra Hermano Tavares, a causa mortis de alcoolista ocorre 50% por causa do cigarro (DOPC – doença obstrutiva pulmonar crônica); 25%, pelo próprio álcool; 20%, pela violência e acidentes; e 5%, por diversas causas ou complicações.
Ouvir as histórias e experiências daqueles que estão em recuperação é confortador para quem tem um familiar dependente de álcool ou de outras drogas, porque o programa serve para todos; e fornece conhecimento de vida para sabermos também auxiliar amigos e parentes.
Eu guardo uma profunda lição de um senhor em recuperação que, após perder a família e contar com a ajuda da empresa, fez tratamento, passou a frequentar o Grupo do AA e entendeu que não podia ingerir álcool, nem vinagre à base de álcool; e, reconstruindo a vida profissional e familiar compreendeu, que frequentando a sala e praticando o programa dos Doze Passos, cultivando uma nova maneira de viver, poderia ser feliz.
Parabéns aos integrantes do Grupo do AA de Capivari que mantêm a sala de portas abertas para salvar vidas e que, juntamente com a Editora EME, que publica livros sobre o tema de álcool e outras drogas, com profissionais especialistas, no ano de 2022 estarão comemorando 40 anos (a Editora foi fundada em março também de 1982).
Finalizo lembrando: na recuperação de dependência química, dizemos que nada é mais perigoso que uma ideia, se você tem apenas uma. A ideia de beber ou de usar drogas.

1) Diálogo dos vivos, de José Herculano Pires, transcreve a resposta em versos que Cornélio Pires (espírito) enviou a um amigo que o interpelara sobre a cachaça no Além, através de Chico Xavier, Editora GEEM.