Mudanças climáticas e as catástrofes sanitárias

A comunidade médica mundial se reuniu recentemente para discutir os impactos do aquecimento global e das mudanças climáticas para a saúde pública. A conclusão foi que a mudança climática é a “maior ameaça à saúde que a humanidade enfrenta” e seus efeitos podem ser mais catastróficos do que os da pandemia de covid-19.
Trezentas organizações de saúde, representando 45 milhões de trabalhadores do setor (cerca de dois terços do total global), apresentaram a “Receita para um Clima Saudável”, uma carta aberta à comunidade internacional pedindo uma ação urgente para evitar que o aquecimento global supere 1,5 grau neste século.
O apelo é apresentado juntamente com um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) que, na mesma linha, pede aos governos para que estabeleçam objetivos mais ambiciosos de redução de emissões antes do que parece ser uma decisiva Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP26), em Glasgow, de 31 de outubro a 12 de novembro.
A OMS e especialistas da saúde apresentaram dados referentes ao aumento de mortes que estão acontecendo em hospitais e clínicas no mundo todo, por causas ligadas à poluição, que causa cerca de 7 milhões de mortes prematuras todos os anos.
As doenças de origem alimentar, hídrica e animal (como é o caso da COVID-19) estão diretamente ligadas às mudanças climáticas e aos eventos extremos relacionados ao clima que tem ocorrido de forma cada vez mais frequente, como as ondas de calor, incêndios, inundações, entre outros.
Esta instabilidade e insegurança com relação ao clima, tem afetado pessoas no mundo todo e não apenas fisicamente. A saúde mental das pessoas tem ficado cada vez mais abalada por conta das incertezas que afetam o mundo todo.
Cada vez mais, a relação entre saúde pública e meio ambiente fica evidenciada por estudos recentes e frequentes sobre essa temática. E na mesma esfera, destaca-se a necessidade cada vez mais árdua para ações efetivas de preservação e conservação da natureza, com o objetivo de enfraquecer esse triste cenário que estamos enfrentando com o aquecimento do planeta.