Movimento Capivari Solidário – Sr Ladário… mais que um farmacêutico

Foto ilustrativa
Foto ilustrativa

Lá pelos anos 60, 70 para curar um mal não haviam tantos remédios como hoje. A receita médica indicava o medicamento e a fórmula para ser aviada pelos antigos farmacêuticos que tinham em seus armários a matéria prima para compor o medicamento além de uma balança precisa.
Nos balcões, redomas com tampas coloridas. Com facilidade, os farmacêuticos decifravam os garranchos das receitas médicas.
Muita dor era também curada com remédio caseiro e muitos, nunca tomaram uma injeção.
As residências dos farmacêuticos eram juntas ás farmácias e a qualquer hora do dia ou da noite eles estavam de plantão.
Farmácia Ladário, antigamente na esquina da rua Padre Fabiano com Saldanha Marinho. Depois de 40 anos de atividade, mudou-se para rua XV de Novembro (atual loja Vale a Pena).
Atualmente, a cidade conta com muitas farmácias com rodízios no plantão.
Benedito Ladário Correa nasceu em Curitibanos – Santa Catarina. Veio para Capivari como prático na farmácia do Sr. Laerte Marri. Casou-se com Maria Pereira da Cunha e com ela teve os filhos: Nilza, João Batista (Zito), Neite, Nelli, Nilce, Luis Carlos, Milton, Nilander, José Baltasar.
Sr. Ladário, honesto, idõneo e respeitado pelos médicos que confiavam nas suas fórmulas nunca reclamou do trabalho e atendimento nas madrugadas.
“Xarope São João, Emulsão de Scott, Colubiazol, Óleo de Rícino, Eucaliptol… Que medo… Mas, que bom… Tinha de cortesia o Almanaque Capivarol”.
Fonte – Gente e coisas do passado – J.H. de Carvalho e Maria do Carmo – neta.