Mês da Bíblia

Irmãos e irmãs, durante o mês de setembro a Igreja do Brasil nos convida a refletir sobre a Bíblia e sua importância, pedindo que os fiéis se empenhem mais na leitura e reflexão de seus textos.
A Bíblia é a Palavra de Deus, que foi escrita por pessoas inspiradas pelo Espírito Santo, a fim de que Deus pudesse se revelar a partir dela. Por isso, devemos depositar na Sagrada Escritura nossa fé e confiança de que o próprio Deus ensina a verdade através dos livros nela inspirados. Por ter Deus como seu autor, a Bíblia não pode ser lida como qualquer livro, mas tem de ser lida da mesma maneira que foi escrita: sob a ação e inspiração do Espírito Santo.
Dessa forma, cabe a nós fazer crescer o nosso próprio interesse de ler, refletir e entender a Bíblia como Deus a quer significar. Com este propósito, a Igreja do Brasil, para suscitar o desejo do maior conhecimento da Bíblia ao povo, todos os anos propõe a leitura de um dos livros da Sagrada Escritura. Neste ano, somos chamados a refletir a Bíblia a partir do livro de Josué, com o lema que deve inspirar as nossas reflexões: “O Senhor, teu Deus, estará contigo por onde quer que vás” (Js 1, 9).
O livro de Josué traz como tema principal a conquista e repartição da terra pelo povo das tribos de Israel. Esse povo vê na figura de Josué o mediador da Aliança, o sucessor de Moisés na empreitada de conseguir ao povo a terra prometida por Deus. Conforme o livro narra as dificuldades do povo, vemos como Deus permeia a vida de seu povo e o auxilia nos desafios. E então, o Senhor cumpre a sua promessa e dá ao seu povo uma terra, trazendo sentido, assim, ao lema escolhido para permear a leitura do livro: é o Senhor que não abandona seu povo e que os acompanha aonde forem.
“A Sagrada Escritura é, para nós cristãos, fonte de alimento e direção de um caminho reto que guia nossos passos, e por isso merece veneração como o próprio Corpo do Senhor” (Dei Verbum, 21).
Que possamos ter nas divinas Escrituras o nosso centro durante toda a nossa vida, a começar por esse mês tão especial que vivemos. Façamos o compromisso de nos dedicar à leitura e reflexão da Bíblia para que, abrindo os ouvidos do nosso coração e da nossa alma, Deus possa nos falar e comunicar seu Espírito, na certeza de que Ele estará conosco aonde formos.

Vinicius Henrique dos Santos
Seminarista do 2º ano de Filosofia