Jesus começou a chorar!

Às vésperas da Semana Santa, neste 5º e último domingo da Quaresma, o evangelista João, nos apresenta o Evangelho da Ressurreição de Lázaro, irmão de Marta e Maria (aquela que ungiu o Senhor com perfume e enxugou com seus cabelos; Lázaro seu irmão é que estava doente).
O medo da morte ameaça diariamente o nosso imenso prazer de viver. Fazemos de tudo para remover esses pensamentos. Mas a morte sempre está à espreita. Somente Jesus, pode nos libertar desses pesadelos: chorando a morte do amigo Lázaro e chamando-o de volta à vida.
Este texto que fala dos amigos de Jesus; Marta, Maria e Lázaro, é lindo porque nos envolve no mais profundo e divino: a vida.
Jesus venceu a morte e nos diz: “Eu sou a Ressurreição e a Vida. Quem crê em mim, mesmo que morra viverá. E todo aquele que vive em mim, jamais morrerá” (Jo11,25-26).
Acreditas nisso? pergunta Jesus a Marta e a cada um de nós. Quando rezamos o Creio em Deus, terminamos renovando a nossa fé na vida eterna. “Creio na Ressurreiçao da carne. Na vida eterna”. Por que sem esta visão, não tem sentido nossa vida.
Verdade às vezes incompreensível e estranha! mas o que seríamos se tudo se resolvesse na nossa existência biológica: nascer, morrer!
E o evangelho continua: Jesus começou a chorar. As lágrimas de Cristo perante a morte do amigo Lázaro, manifestam Jesus como Homem. Jesus chora!
São as mesmas lágrimas que Cristo chora hoje, perante uma sociedade injusta, corrompida pela ganância e lucros; que geram violência, tráfico de drogas e de jovens adolescentes alienados. Riqueza de alguns gerando pobreza de muitos, desempregados, da calamidade dos nossos presídios, na saúde e educação!
“Lázaro, vem para fora!” É um apelo de Jesus e da Igreja. É um convite a uma conversão total do que está impedindo a nossa vida, à uma vida em plenitude.
A Ressurreição de Lázaro é uma prefiguração da resssurreição de Jesus.
Jesus é o Senhor da Vida!!! E nos pede: Saiamos de tudo que nos leva à morte.
Cabe, também à nós cristãos ou não, lutarmos para para impedir tudo que nos leva à morte, Saiamos do túmulo!
Vamos refletir neste final de Quaresma:
Como nos preparamos para a festa da Páscoa que se aproxima?
Desejo à todos uma Santa Semana Santa e uma abençoada e feliz PÁSCOA!

Rosa Maria M. Carravero