Impacto das cheias: resíduos

Ainda é necessário falar sobre as cheias do Rio Capivari. Depois de abaixar o nível do rio e iniciar a limpeza dos locais atingidos para o retorno das famílias às suas casas, um novo problema surge: os resíduos gerados pela devastação das águas.
Móveis destruídos, eletrodomésticos que viram sucata, roupas estragadas, enfim, resíduos de todos os tipos e classificação. E considerando o grau de destruição desses itens, fica muito difícil realizar algum tipo de segregação desses materiais para reaproveitamento, ou reciclagem e tudo acaba virando rejeito e indo parar nos aterros sanitários.
Toneladas e mais toneladas de entulho acabam por sobrecarregar os ecopontos e posteriormente, impactando os aterros sanitários, diminuindo assim a sua vida útil.
Se não bastassem os resíduos que ficam nas casas depois que a água do rio volta em seu leito normal, ainda existem todos os materiais que são levados rio abaixo com a força da correnteza, enquanto as águas estão em movimento.
Todo esse material vai parando e enroscando em diversos pontos do seu trajeto natural, parando em pontes, em árvores na beira do rio ao longo de todo o seu leito, causando grandes impactos aos ecossistemas fluviais.
Dessa forma, é possível identificar diversos tipos de impactos que são causados pelas enchentes, não apenas aqueles que são verificados nas áreas de risco.
E com isso, a urgência e necessidade primária na solução dessa temática, tem que ser observada pelas líderes governamentais em todas as esferas, principalmente pela aceleração dos fatores que causam as mudanças climáticas, pois diversos estudos confirmar que estes eventos serão cada vez mais intensos e mais frequentes se o cuidado e zelo com o meio ambiente não passar a acontecer de forma mais eficiente e técnica.
Enfim, é necessária muita vontade política aliada à competência técnica para se falar em resolver o problema das enchentes. É preciso pensar no gerenciamento ambiental do município como prioridade, pois já está mais do que comprovado que ao cuidar do meio ambiente, outras esferas administrativas também caminham bem, como a saúde, a questão social e diversas outras.