Grupo do CRAS participa de exposição sobre 130 anos de Tarsila do Amaral

Os idosos visitaram a exposição no Galleria Shopping em Campinas

noticia712-01A sexta-feira, dia 02, foi muito especial para o grupo do CRAS, Viver a Melhor Idade.
Os idosos visitaram a exposição no Galleria Shopping, em Campinas, que reúne o Universo de Tarsila do Amaral, em celebração aos 130 anos da artista nascida em Rafard.
Com entrada gratuita, a mostra trouxe obras originais, réplicas e objetos cedidos pela família da pintora e desenhista modernista, entre eles joias e roupas exuberantes, características da época.
A mostra foi formada por dez estações cenográficas, cinco delas sensoriais, além de parede inclusiva, com duas réplicas de obras em pranchas táteis, textos em braile e vídeo em Libras.
A responsável pelo CRAS, Andreia Fontolan, comentou a respeito da visita.
“Estamos dando continuidade ao trabalho de resgatar a história da pintora/artista Tarsila do Amaral, onde buscamos realçar sua importância para o município, enriquecendo o conhecimento do “Viver a Melhor a Idade”, além de proporcionar um momento de lazer e descontração por apreciar lindas obras”, frisou.
No último mês, a equipe do CRAS já havia feito um passeio turístico por Rafard com o grupo Viver a Melhor Idade, visitando, dentre outros locais, o Casarão na Fazenda São Bernardo, onde nasceu Tarsila.
Tarsila do Amaral, que nasceu no dia 01º de setembro de 1886, e morreu em 17 de janeiro de 1973, com 86 anos, ficou conhecida por fazer parte da primeira fase do movimento modernista no Brasil.
Seu quadro Abaporu, de 1928, representado na rotatória da entrada de Rafard, inaugura o movimento antropofágico nas artes plásticas.