Feliz Natal

Mais uma vez nós celebraremos o Natal, e para mim com um sentimento diferente, é meu último Natal junto do povo de Capivari.
Neste tempo em que vivemos, se faz necessário resgatarmos o espírito pleno do Natal, onde somos chamados a manifestarmos a bondade e a misericórdia do Senhor, que nos envia seu Filho Unigênito para armar sua tenda entre nós e assumir plenamente nossa humanidade.
Vivemos num tempo em que nossa gente, mais do que nunca, deseja, espera e sonha com um futuro de felicidade e plenitude, onde cada pessoa humana se caracteriza e se diferencia de outras criaturas porque sempre espera e aguarda numa atitude prospectiva, onde somos impulsionados a caminhar para frente, atrás de realidades ainda não vividas e concretizadas.
Para nós, cristãos, este tempo nos leva a três perspectivas fundamentais:
• Memória viva e atual do caminho que leva a gruta de Belém, nos fazendo perguntar: onde é a Belém de nossas vidas?;
• Presença, porque Cristo nasce hoje entre nós, em nossas famílias;
• Profecia e promessa, porque esperamos a sua vinda definitiva.
Por isso, ao chegar o Natal, somos tomados por um olhar e um palpitar novo no coração, substituindo a indiferença do olhar para as realidades marcadas pela tristeza, desânimos e cansaço por um sentimento que se revigora e renasce, fazendo-nos acolher, como manjedouras de hoje, a criança divina, que vem trazer a plenitude da vida.
Que Cristo venha no meio de nós para nos irmanarmos e descobrirmos que temos a chance de nos reinventar, para saborear e viver mais as coisas e ter vínculos mais significativos e amorosos entre as pessoas.
Que o Natal do Senhor nos leve a sentir a ternura divina que envolve nossos corações para que, acolhendo o Menino que nasceu em Belém, deixemos que Ele nasça em nossos corações, fazendo de nós homens e mulheres comprometidos com o Evangelho, com a Igreja, com a criação, com todo homem e mulher sem distinção.
Feliz Natal a todos!

Pe. Adalton Roberto Demarchi

Pároco da paróquia São João Batista e Nª Sª de Fátima