Espaço Corporativo – Gestão e Transparência

Muito se tem visto, falado e ouvido e cabe sempre uma sincera reflexão. Como temos partilhado aqui, muita coisa tem sido experimentada. Estamos vivenciando situações e cenários com muita intensidade e isso afeta todas as áreas de nossas vidas. O que vamos partilhar aqui se aplica em nossa vida pessoal e com certeza se estende, aos nossos compromissos e vida profissional. O princípio é o mesmo.
Temos responsabilidades com relação a nós mesmos e aos outros. Temos também o direito de exercer as boas práticas de vida e com isso também incentivar e motivar a outros no mesmo empenho.
O tema escolhido nos faz refletir sobre como é possível nos organizar e permitir que a vida seja mais saudável. Por outro lado, em tempos de tantas irresponsabilidades e desvios, podemos refletir como devemos nos posicionar com relação à transparência de nossas intenções e objetivos.
Tenho conversado com muitos e chegando a conclusão da importância desses valores. Gestão está intimamente ligada ao que chamamos governança. Ter governança significa demonstrar a quem possa interessar, quais são os procedimentos, controles e registros disponíveis para essa constatação.
Não se trata de volume de informações e sim aquelas necessárias para atestarem a gestão efetiva. Essa atividade evidencia a conformidade com os objetivos e missões estabelecidos e propicia a todos o conhecimento dos resultados esperados.
Essa gestão possibilita evidenciar a confiança com dados concretos e disponíveis. Por outro lado, também se faz necessário o transparente esclarecimento a todos. Confiança se estabelece em caráter e competência.
Estamos vivenciando muita informação. Os meios de comunicação e as mídias sociais disponibilizam a cada minuto muito conteúdo. As pessoas nunca tiveram tanto poder de análise e manifestação.
Hoje, uma simples postagem pode derrubar uma boa marca ou produto. Por isso é tão necessário se ter governança e transparência.
Quando temos informações claras e contundentes, podemos esclarecer e argumentar melhor. A transparência nesses casos está muitas vezes presente, na forma de se posicionar e admitir soluções e correções importantes.
Através de dispositivos móveis é possível consultar em tempo real produtos ou marcas. Saber o posicionamento no mercado, saber sobre níveis de satisfação, falhas de atendimento, etc. Por isso é extremamente importante ter governança sobre tudo e, sobretudo transparência total para assim prestar atendimento e esclarecimentos importantes aos interessados.
A arte da gestão está na capacidade de selecionar, dentre diversas atividades de aparente valor, escolhendo as duas ou três mais importantes, que podem produzir resultados positivos significativos, e então se concentrar nelas. Ser transparente significa demonstrar confiança. Para a tão sonhada confiança, desejada por todos, devemos acreditar que não são somente as grandes realizações que contam, que o resultado é motivado pelo empenho de todos, que devemos admitir e corrigir os erros, ao invés de buscar culpados, dar atenção a fatos relevantes e incentivar a autoconfiança.
Associada à confiança, devemos incentivar e possibilitar o exercício da colaboração e responsabilidades. Intensificar a forma de interação com outras pessoas, lembrando que liderar significa também mobilizar.
É muito saudável reconhecer no outro a sua importância. Como dissemos aqui, somos um sistema vivo e aberto. Um interdepende do outro. Sendo assim, como estou me ocupando com a gestão de minha vida pessoal, profissional e comunitária? Eu tenho sido efetivamente transparente em minhas ações?
Temos a certeza de estar sempre começando, a certeza de que é preciso continuar e a certeza de que seria possível a interrupção antes de terminar. Diante dessas certezas, quando tiver que administrar a interrupção, procure um novo caminho inovando sempre.
Saúde e Paz a todos.