Espaço Corporativo – Conselhos Profissionais

Estamos vivendo dias onde as informações perdem a validade com muita rapidez, obrigando a todos estarem sempre preocupados em se reciclar e revalidar tudo aquilo que sabemos e aprendemos cotidianamente.
A revista Exame apresentou matéria em 9 de abril de 2014, citando que o volume do conteúdo digital dobra a cada dois anos no mundo.
No Brasil esse ritmo é um pouco menor, mas não menos impressionante. O volume de dados digitais deve subir de 212 bilhões de gigabytes em 2013 para 1600 bilhões de gigabytes em 2020, representando assim um aumento de 7,54 vezes. Veja que quantidade inimaginável de informações, uma vez que apenas 1 gigabyte representa 1.000.000.000 de bytes, ou seja, letras e números.
Com esse volume de informação e conhecimento sendo gerado a cada instante, somos desafiados a nos mantermos como profissionais atualizados e inteirados de todas as novidades que estão surgindo.
Mas sobretudo, entendemos como importante também seguirmos alguns princípios que norteiam a construção de um profissional ético e íntegro, não abrindo nunca mão de valores morais que balizam uma atuação correta e equilibrada.
Queria sugerir alguns conselhos obtidos por meio do site www.otrampo.com.br, para análise e reflexão:
1. Passamos a maior parte da nossa vida adulta no trabalho. Você tem ao menos que gostar do que faz. Se não gosta é hora de repensar. Talvez este conselho neste momento em que o Brasil vive não seja muito adequado, mas não podemos perder de vista que podemos e devemos nos esforçar para modificar a nossa realidade. Talvez possamos alterar pequenas coisas em nosso dia-a-dia que possibilite e influencie outras pessoas de modo que todo o ambiente se modifique e assim descubramos uma nova motivação onde estamos.
2. Manda quem pode, mas só obedeça até onde a sua ética permitir. Não abra mão de suas convicções. Trabalhe para tentar influenciar e mostrar que certos caminhos não trazem bons resultados. Estamos verificando a realidade do Brasil, onde a ética é uma palavra de certa forma fora de modo, de certa forma em desuso. Não permitamos isso.
3. Tão importante quando chegar é deixar um emprego. Não interessa o motivo, mantenha o profissionalismo do primeiro ao último dia. Ser profissional representa que agimos sempre com correção e dedicação. Não nos desviemos com “oportunidades” que surjam para levarmos vantagem de forma desonesta ou incorreta. Nos preocupemos por manter as portas da empresa sempre abertas para um possível retorno futuro.
4. O mundo é redondo e dá voltas. No mercado de trabalho, ninguém é, todo mundo está (em uma posição). Reencontros acontecem e as vezes posições se invertem. Esta situação de nos encontrarmos em outra empresa é muito comum, de necessitarmos de indicação para conseguirmos outro emprego. Pensemos que podemos e com certeza, necessitaremos de outros para nos ajudarem.
5. Veja o feedback como um presente. Se você receber um, agradeça. Avalie, mas se você achar que não te pertence, não se obrigue a usar. Feedback dentro das organizações que o adotam, é uma ferramenta importante para crescimento de todos. Nos esforcemos para receber as informações de forma madura e profissional. Filtre com seriedade os excessos e aplique em sua vida as orientações que identificar como importante.
De tudo o que foi dito acima, nos dediquemos ao trabalho que estamos desempenhando neste instante. Pode não ser aquele dos nossos sonhos, mas vejamos que ele nos prepara para avançarmos e conquistar novas posições.
Não nos esqueçamos também de procurar crescimento por meio da busca incessante de conhecimento, de formação acadêmica, da realização de cursos, dedicação à leitura de livros e jornais.
Somente conseguiremos avançar, se reservamos tempo também alimentarmos nosso conhecimento.
Pronto então para avançar e conquistar novas vitórias em sua vida?