Espaço Corporativo – Como estou trabalhando a minha maturidade?

O fim do ano está chegando e com todas as oportunidades experimentadas até então, podemos interiormente nos questionar, como estou trabalhando a minha maturidade? Acredito que a maturidade deve ser trabalhada, pois exige esforço, determinação e empenho em sua construção. Nascemos e crescemos aprendendo e nos fortalecendo, enfrentando dificuldades, experimentando momentos e situações felizes e às por vezes sofridas ou delicadas, mas acima de tudo seguindo em frente. Reflita por alguns instantes sua evolução construída. A vida nos possibilita crescer sempre, como diz um ditado popular “se a vida lhe der um limão faça uma limonada”. Como é saudável crescer com as experiências vividas e olhando para o passado, identificar as possibilidades criadas e experimentadas através do tempo. Na verdade, tudo é perfeito e tem um objetivo. Aprendemos que tudo é meio e que o fim é aquilo a qual acreditamos e esperamos.
Refletindo o cotidiano de todos os dias e as suas necessidades e desafios, em determinado momento, intensamente me veio a seguinte palavra “empatia”. Estava trabalhando uma solução apropriada para determinada necessidade, que envolvia várias pessoas em distintas condições e em determinado momento perguntei a aproximadamente 25 delas, o que você entende por empatia? Apenas 5% delas acertaram o real significado. Usaram sua imaginação, muitas vezes, utilizando comparações com relação a simpatia e até mesmo antipatia, porém, muito poucos a definiram claramente e corretamente. Evidentemente, fiz essa pergunta individualmente e permiti que eles respondessem de forma natural e espontânea, não me colocando na figura do líder e sim de uma pessoa que estava participando desse importante trabalho.
Após esclarecer o significado, mencionei o quanto é importante praticar a empatia. Você, sem consultar alguém ou um dicionário, saberia responder a si mesmo, de verdade, o que é empatia? Seja sincero consigo mesmo. Bem, empatia podemos assim descrever, seria o colocar-se no lugar do outro. Atrevo-me a imaginar como Jesus praticou a empatia, movendo-se de compaixão e a partir de então, curando, libertando e permitindo assim viver a maturidade do conhecimento da verdade.
Faça esse exercício, em qualquer situação, antes de tudo coloque-se no lugar do outro e então, a partir da experiência em se colocar nesse lugar, tome as devidas medidas e ações pertinentes. Faça com que cada um de seu grupo experimente o viver o outro, se colocar em seu lugar. Pergunte como ele faria como é experimentar essa dinâmica e acima de tudo agir e se comportar. O que ele espera como se sente? Tenho certeza que a partir de então tudo se torna mais claro, mais evidente. Posso afirmar com muito respeito, tudo se transforma a partir dessa ótica, dessa perspectiva, dessa dimensão. Reflitam sobre isso e apliquem com intensidade e vontade. Tenho certeza que como eu, vocês irão se surpreender e motivados por essa experiência, se empenharão em coloca-las cada vez mais em prática.
Até falando em inovação, podemos experimentar a empatia. Coloque-se, por exemplo, no lugar de alguém que está impossibilitado ou mesmo tenha alguma limitação em realizar determinadas atividades. Como seria, a partir dessa observação, desenvolver algo que ajudasse quem experimenta essa situação. Exemplos não faltam e tenho certeza que a imaginação de cada um é suficiente para experimentar qualquer situação.
Em meu projeto, experimentei e observei o quanto as pessoas envolvidas cresceram à partir do momento em que se colocaram no lugar do outro, próximo a ele. Com toda a tecnologia disponível, ainda vejo muitas pessoas ligadas a seus sofisticados instrumentos de comunicação, porém, longe da experiência do expressarem-se humanamente, permitindo-se experimentar a necessidade, as limitações, os anseios do outro. Creiam, isso muda tudo. Acredito isso ser um pouco do mover-se de compaixão que todos os dias Deus experimenta em cada um de nós. Parem tudo por um pequeno espaço de tempo e reflitan sobre isso. Faça um pequeno projeto pessoal e pratique essa oportunidade. Com certeza isso o tornará mais maduro e pronto. Estamos em construção da nossa maturidade. Sucesso, saúde a paz a todos. Fraterno Abraço!