Eliziário Martins de Camargo, o Maestro

Movimento Capivari Solidário

noticia677-01

1968 – Programa do apresentador Silvio Santos – Cidade x Cidade – Capivari X Cachoeira Paulista. A disputa está acirrada… já se apresentaram José no futebol, a prova livre homenageando os Estados brasileiros, a cantora Antonia, Clóvis no Responda ou Passe, Milton no levantamento de peso com os dentes e chegou o momento da Orquestra Sinfônica de Amadores de Capivari.
Capivariano… o maestro deve lutar pela cidade.
Cego… o maestro deve vencer suas dificuldades.
Ele rege, brilha e a magnífica Orquestra foi um sucesso.
Eliziário Martins de Camargo, o Maestro, foi fundador da Sociedade de Cultura Artística, participou do Programa Cidade x Cidade, regente da Orquestra Sinfônica de Capivari e um dos filhos de D. Sofia e Benedito Martins de Camargo, marceneiro e músico. Seu pai e outros músicos participavam de grupos orquestrais, como O Recreio dos Artistas, que faziam o fundo musical do cinema mudo. Tocavam em frente ao Cine Iris e depois no seu saguão. Com o surgimento do cinema falado estas orquestras acabaram “morrendo”.
O maestro Eliziário iniciou seus estudos na música com a flauta, depois em cursos de aperfeiçoamento em São Paulo, Rio e Minas.
De volta a Capivari, com ajuda de outros músicos, fundou a Orquestra que passou a se apresentar sempre com muito sucesso.
Hoje a Sinfônica de Amadores não mais existe. A morte silenciou muitos instrumentos. A doença levou primeiro a luz dos olhos e depois a vida do maestro…
Sobre ele escreveu Jotabê Campanholi em O maestro e o poeta: “O velho maestro bem não ia, pois que a visão antes boa, agora lhe faltava e, ele amante dos livros e da música, sofria”.
Na foto, de costas,
recebendo os cumprimentos do apresentador Silvio Santos.

Anita Trindade
Movimento Capivari Solidário