Dia Mundial do Meio Ambiente

Em 1972, durante a primeira Conferência das Nações Unidas sobre o ambiente humano, realizada em Estocolmo, que durou de 05 a 16 de junho, foi instituído o dia 05 de junho como o Dia Mundial do Meio Ambiente.
A Conferência teve o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente e alertar o público mundial e governos de cada país para os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do meio ambiente.
No Brasil se celebra a Semana Nacional do Meio Ambiente, como consequência da data criada pela ONU.
Os seres humanos são os grandes responsáveis por mudanças graves no meio ambiente, como a poluição e a perda de biodiversidade.
Por isso, é nossa responsabilidade adotar ações e medidas que minimizem os impactos causados.
Nesta data tão importante, e por consequência, na rotina das ações humanas, espera-se conscientizar a sociedade sobre os problemas causados e incentivar uma postura consciente em relação ao uso dos recursos naturais e que garantam o desenvolvimento sustentável.
Ajudar o meio ambiente, não é uma tarefa difícil.
Algumas dicas para preservar o meio ambiente: economize água e energia; não compre animais silvestres sem autorização; evite hábitos consumistas, comprando apenas o que for necessário; sempre que possível, deixe seu carro em casa; prefira comprar de empresas que apresentam responsabilidade socioambiental; plante uma árvore; reaproveite e recicle; não desperdice alimentos.
Conduzindo a importância da temática ambiental, Mahatma Gandhi, líder pacifista e guia espiritual, enfatizou que “Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome”.
Com isso, cabe a nós, como seres humanos e cidadãos, repensarmos nossas atitudes, para garantir a qualidade de vida e o ambiente equilibradamente sustentável.
Você tem feito a sua parte?
Não apenas em 05 de junho, mas todos os dias, reflita e reorganize as suas ações.
Todos têm direito a um planeta saudável e é nosso dever lutar por isso.