Deputado Vanderlei Macris assume a Frente Parlamentar Mista da Indústria Têxtil e da Confecção no Brasil

sem-titulo-2O deputado Federal Vanderlei Macris é o novo líder da Frente Parlamentar Mista José Alencar pelo Desenvolvimento da Indústria Têxtil e da Confecção no Brasil.
O evento de transferência de liderança da frente parlamentar aconteceu na quarta-feira, dia 3.
Em seu pronunciamento no Plenário da Casa, o parlamentar destacou que aceitou o convite “porque acredita no setor; acredita na potencialidade e inovação da indústria têxtil nacional; e sabe da importância da indústria para o fortalecimento do Brasil”.
Macris ressaltou que o país é a quarta maior cadeia produtiva integrada do mundo. Segundo ele, são 33 mil empresas em todo o território nacional que empregam, diretamente, 1,5 milhão de trabalhadores. “A maioria mulheres, muitas das quais chefes de família”, disse.
Apesar do setor Têxtil e de Confecção ter faturado cerca de R$ 130 bilhões no ano passado, a produção caiu consideravelmente nos últimos anos.
De acordo com o deputado, em 2015 a produção têxtil caiu 14,6% e a de confecção 10,8%, fazendo com que área perdesse 98.825 postos de trabalho com carteira assinada.
Já em 2016, a produção têxtil declinou outros 4,5%, a de confecção mais 5,8%, o que culminou em menos 30.070 postos de trabalho com carteira assinada.
“Em apenas dois anos, 130 mil trabalhadores perderam seu sustento”, alertou.
“É com direcionamento no trabalho, na inovação e na tecnologia, modernização indispensável para uma nação que objetiva o desenvolvimento e o progresso, que a Frente Parlamentar da Indústria Têxtil e da Confecção ressaltará seus grandes empenhos. E a indústria tem o meu compromisso”, evidenciou.
A transferência de liderança da Frente Parlamentar acontecerá no próximo dia 3, no Plenário 16 da Câmara dos Deputados.
O último líder foi o deputado Henrique Fontana (PT-RS).