COP27: Cúpula do clima da ONU

Entre os dias 06 a 18 de novembro, acontece a COP27 – Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), da Organização das Nações Unidas (ONU), ao realizar anualmente a Conferência das Partes (COP, na sigla em inglês para Conference of the Parties), em Sharm El Sheikh, no Egito.
O novo relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas-IPCC, que analisa as vulnerabilidades, as capacidades e os limites do mundo e da sociedade para se adaptar às mudanças climáticas, vão guiar as conversas principais da COP-27.
Durante a conferência, os países devem definir aspectos centrais para a implementação do Acordo de Paris, falar sobre os compromissos que estão sendo trabalhados por eles e dar previsibilidade ao financiamento climático.
Espera-se com o debate entre os países participantes, que sejam orientadas as tomadas de decisão com relação à adaptação climática, mitigação dos GEE, o impacto climático na questão financeira e a colaboração para conter o aquecimento global.
Esta conferência tem grande importância para a temática e vem sendo discutida há décadas, através de vários documentos, acordos, agendas e compromissos para o desenvolvimento sustentável do planeta, buscando sempre firmar acordos para minimizar os impactos ambientais das atividades humanas.
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, comparecerá ao evento, atendendo ao convite dos organizadores, acompanhado de Marina Silva, grande protagonista da defesa ambiental e da Amazônia, e de Simone Tebet. Além deles, Luís Roberto Barroso, ministro do STF também foi convidado. O presidente em exercício, Jair Messias Bolsonaro, ainda não se manifestou sobre o tema.
A expectativa é tratar de novas diretrizes para a área ambiental no Brasil com a troca do governo em 2023, atendendo o que implementa os acordos que serão firmados e reafirmados durante a COP27.