Clássico, retro ou vintage?

São estilos arquitetônicos e decorativos, que remetem à décadas passadas. Na busca de ambientes únicos, muitas pessoas escolhem estes estilos por conta de lembranças, saudades e nostalgia de momentos passados, ou mesmo por se identificar e gostar dos estilos.
Classico: Com aspectos mais tradicionais e de reprodução simples, é um estilo com linhas elegantes, trazendo um ar de requinte por suas peças de realeza, predominantemente ousadas e luxuosas. Tem como características básicas peças talhadas nas cores dourada, ferrugem ou prateadas, com elementos curvos e evidentes; paleta de cores voltada para o azul marinho, preto e tons de verde. É um estilo que remete ao luxo.
Retro: Busca um aspecto dinâmico e visualmente impactante, com cores fortes e muitas composições em um único ambiente. Tem como características básicas linhas mais retilíneas com ar de sofisticação; mobília alongada e mais baixa; muito cromado e espelhado. A influência vem das décadas de 50, 60 e 70, onde o resultado é surpreendentemente orgânico e os contrastes dos materiais não se chocam, se completam.
Vintage: Com aspectos buscando algo romântico com um toque de elegância. São utilizados móveis de época, das décadas de 20 a 60, geralmente garimpados em antiquários, ou reaproveitados da casa dos avós por exemplo. Tem como características básicas peças como: cristaleiras, vitrolas e cadeiras de balanço; sendo todas as peças sem alterações ou adaptações; as cores buscam tons mais escuros, mas neste caso não é regra. Neste estilo é legal investir na decoração geral e não apenas na mobília, entrando em um ambiente verdadeiramente de décadas passadas.

Os estilos retro e vintage são bastante confundidos, portanto para esclarecer: No estilo Retro são utilizados objetos REESTILIZADOS, feitos nos dias atuais para se parecer antigo. E no estilo Vintage são utilizadas peças ORIGINAIS de época.
Para qualquer estilo é muito importante a ajuda de um profissional, tanto na escolha por um deles como na composição geral do projeto e sua execução.