Chega de correria e trabalho para declarar o IR

Prezados leitores, na última terça-feira (31) se encerrou o prazo para a entrega da declaração do imposto de renda da pessoa física.
Esse ano, assim como no ano passado, o prazo para entrega da declaração foi prorrogado devido a pandemia da Covid-19.
Entretanto, apesar da prorrogação, muitas pessoas acabaram postergando a entrega da declaração e deixaram para a última hora.
Além da correria de última hora, todo ano é a mesma coisa: solicita informe de rendimentos para a empresa, providencia extrato no banco, relembra se comprou ou vendeu algum veículo, lança gastos com saúde, entre outros documentos.
Contudo, mesmo para pessoas mais afortunadas que possuem muitos bens para serem declarados, a correria anual para declarar o imposto de renda dentro do prazo não acontece para quem optou em constituir uma holding.
Isso mesmo, o indivíduo que possui uma holding, mesmo possuindo diversos bens, sejam eles imóveis ou veículos, apresenta sua declaração de imposto de renda todo ano de forma simples, prática e rápida, sem precisar gastar tempo (bem mais precioso nos dias atuais) correndo atrás da imensidão de documentos.
Isso porque, todos os bens da pessoa estão lançadas na holding e ela só precisa declarar as quotas sociais da empresa.
Já escrevemos em artigos anteriores, que a holding se trata de uma empresa criada pelo seu titular e para onde são transferidos os bens desse titular. Ou seja, o carro, terreno, casa, apartamento, sítio, enfim, todos os bens de elevado valor são transferidos para a holding que passa a ser a proprietária desses bens.
Diante disso, a proprietária dos bens passa a ser a empresa (holding) e a pessoa física (dono da holding), possui apenas as quotas sociais da empresa.
Assim, a pessoa física não precisa declarar no imposto todos os bens, mas somente as quotas sociais da holding.
Na verdade, esse é só em pequeno exemplo dos benefícios de uma holding. Muito se fala sobre a holding, mas o melhor conceito é que ela se trata de uma empresa criada com o objetivo de fazer um planejamento patrimonial do seu titular.
Por meio da holding o seu titular (dono da holding) centraliza seus bens e passa a geri-los de forma mais organizada. Além disso, a holding proporciona um melhor planejamento patrimonial também quando do falecimento do seu titular, já que facilita e economiza na transferência dos bens aos sucessores do falecido.
Enfim, a holding possibilita um planejamento racional do patrimônio da pessoa, seja em vida ou após seu falecimento, e está se tornando cada vez mais comum no cotidiano dos brasileiros, especialmente dentre os empresários.