CARTA AO PADRE

Em você quero ver Jesus, você “ outro Cristo”; a dimensão do amor infinito de Deus.
O que Deus fez em nós, irmão padre? Nós simples mortais fomos transformados em Cristo.
O grande poder que colocou em nós é que podemos divinizar coisas,aniquilar para sobrenatularizar.
O pão deixa de ser pão para ser Jesus Ressuscitado. O pecado é eliminado e até a morte se transforma em vida “Eu te batizo”- e nasce a nova criatura nas dimensões eternas.
Você se lembra da sua ordenação?
A imposição das mãos do bispo, em total silêncio.
Falava apenas o gesto, e naquele silêncio sagrado, o Espírito Santo nos fez padres. Sacerdote para sempre, não apenas no tempo e nA eternidade- sacerdote em tudo: todas as minhas palavras se Tornam palavras de Jesus: todos os meus gestos, todas as atitudes sãode Cristo. Minha vida, do levantar ao deitar, cada momento,cada pulsaçao , cada átomo domeu corpo é Dele ;minha oração é sempre oração sacerdotal e por isso abrange e envolve o mundo inteiro; as almas a mim confiadas, os enfermos-privilegiados do Senhor-, as crianças , os jovens, as famílias.
O sacerdote perde sua individualidade para ser de todos e vive para todos. “ Cidadão do Infinito”!” Antes de tudo é Igreja: para ela trabalha, com ela sofre, com ela padece “ as a dores do parto” na sua expansão e por ela dá sua vida.
Meu Deus, irmão padre não é para assustar e nos lançarmos para sempre nos braços Dele?
Sabe qual é o meu maior sofrimento? É quando a Igreja deixa de ser santa para mostrar que também é pecadora, quando se nivela aos valores materiais e perde sua missão sobrenatural, quando é mais uma empresa do que o Corpo Mistíco de Cristo.
Neste tempo de mudanças radicais e de facilidades, até mesmo nós padres nos deixamos nos inocular por este virus de uma certa secularizaÇão. Nossos sermões são “falatórios”sem profundidade-já pregamos tantas vezes- nivelamos nossa liturgia com certas invencionices-sem profundidade- efeito teatral-; talvez conservamos um certo decoro na igreja, mas nossa vida de intimidade com Cristo já sofreu uma dessacralização,nossa missão se torna profissão.
Padre irmão, irmão padre ,rezemos juntos para que sejamos apenas padres .Cadapadre deveria ser uma explosão de amor de Deus.
Tenho ainda milhares de coisas a lhes dizer, mas parece que estou falando comigo mesmo. Vamos relembrar muitas vezes aquele momento inolvidável da nossa ordenação ,quando duas mãos e a força do Espírito Santo nos arrancaram deste mundo das coisas para sermos mãos e pés de Cristo, mãos para abençoar, pés para procurar a ovelha perdida na montanha e, pricipalmente, coração para amar o mundo inteiro.
Sejamos padres, apenas padres.
Amém. Amém.

Padre Eusébio, outubro de 1990

Parabéns à todos os padres!