Bom dia a você caro leitor e caríssima leitora deste jornal edificante de nossa bela cidade de Capivari

Convido você a abrir a Bíblia e ler as passagens seguintes: Mateus 11,25-30; profeta Zacarias 9,9-10; e carta de São Paulo apostolo aos Romanos 8,9.11-13; Penso que você abre a Bíblia diariamente para uma leitura espiritual e pastoral.
Ler a Sagrada Escritura deve ser pra cada um de nós um costume prático e atrativo como de tomar banho e se perfumar todo dia porque o corpo exige um tratamento higienico; E também podemos comparar como fazer as refeições. Pois o corpo necessita de proteinas adequadas pra estar em pé.
Nos somos chamados a ser enamorados da Palavra de Deus porque é com ela que contamos.
Ler a Bíblia é penetrar no projeto de Deus, ousar conhecer e compartilhar da história do povo de Israel que começou sua aventura de fé com o personagem Abraão deixando sua terra e apostando na Palavra de Deus (Genesis 12);
Aqui encontramos com a profecia de Zacarias convidando os israelitas a gritarem forte que Deus é mais forte que os imperadores da época; Ele dizia: gritem de alegria; Teu rei vem te encontrar e trazer a justiça e o direito.
Ele é humilde.…… O profeta Zacarias exerceu seu ministério após o exílio da Babilonia e tentou com todas as forças ser o porta-voz de Deus junto de seu povo que vivia machucado, sem identidade porque era preciso recomeçar a reconstrução do templo e das cidades e das plantações, exigia muito sacrificio; E o povo se perguntava: vale a pena recomeçar?
Os poderosos virão nos destruir novamente. Então este profeta, suou e muito para dar sua colaboração pastoral; e valeu a pena: o povo recomeçou a botar fé na história de seu povo escolhido por Deus.
Ele dizia ao povo pra gritar de alegria pois Deus está no meio deles. Sim este profeta prega a conversão pessoal e comunitária, reativa as exigencias éticas, critica um culto sem justiça, etc.
Vale a pena ler este livro. Pouco a pouco você vai anotando os elementos essenciais que vais descobrindo na medida que vai lendo o texto iluminado (a) pelo Espírito de Deus.
Em seguida São Paulo grande apostolo de Jesus Cristo nos convida a penetrar no mistério da fé, e não é facil seguir Jesus, pois precisamos acompanhá-lo até o calvario e a santa ressurreição.
E preciso acreditar em tudo o se passou com nosso Mestre e Senhor.
São Paulo conhece a fraqueza humana, sabe que o ser humano desde sempre foi feito a base de argila e nem sempre deixa o Espirito de Deus agir.
Ele conhece as tensões multiplas que habita o corpo humano e o homem precisa fazer discernimento com reta intenção, ser determinado pois nao é possível servir a dois senhores.
O dinheiro deve ser socializado e Deus deve estar sempre em primeiro lugar de nossas vidas.
Então, deixar-se conduzir pelo Espirito de Deus abandonando as obras da carne que são sedutoras e rasga a conexão com a Verdade.
Veja nesta sociedade em que vivemos neste tempo de penuria, o ser humano está gritando pela vida!
E é preciso gritar por um espaço comum pois outros roubam seu espaço sagrado. É preciso gritar pois a vida é sagrada.
A vida está ferida na sua essência da Verdade. E lá, onde vivemos, precisamos ter determinação pra não cair nas arapucas das tramas sedutoras e ferozes que faz suas publicidades com luxo e vida fácil ignorando o ser humano caído nas estradas.
É preciso colocar o ser humano em pé: ajudar a fazer o caminho pra não ser dependente de um sistema fálido, mas fazer do outro nosso irmão, um aliado do projeto de Deus!
E o Evangelho? é magnifico! Jesus da glória ao seu Pai porque viu o projeto se cumprindo.
Os ignorantes, os pequenos, os últimos da fila reconhecem Jesus como o Bom e Belo Pastor e enviado da parte de Deus.
Os fariseus não fizeram esta leitura porque estavam fechados em seus esquemas; Eles selecionavam os poderosos e letrados pra darem continuidade as suas mordomias próprias.
Jesus vem com uma proposta nova e acolhe os miseraveis.
Se une a eles e acaba lavando os pés de seus discípulos pra fazerem o mesmo.
Seu projeto é aberto, universal. E uma condição para seguí-lo é ser humilde como Ele. Abaixar-se. Não é fácil!
Mas, é possivel viver em movimento: em direção a uma constante conversão. Com Jesus o jugo é suportavel ; Ele é o suporte de nossa fé.
Ele já mostrou que após a Cruz vem a Ressurreição.
A fé pascal dos cristaos acolhe e proclama esta revelação.
O jugo que Jesus propoe, aceito com amor e levado com sua ajuda, é leve, particularmente se comparado com as cargas dos fariseus (Mateus 23,4).

Para refletir:
1. Deixar-se conduzir pelo Espírito de Deus.
2. Pedir o dom do ministério profético. Gritar de esperança, gritar de alegria mesmo em tempos difíceis, tempo de injustiças, tempo de escuridão;
3. Tentar ser um discípulo de Jesus com determinação nas pequenas coisas e sobretudo abaixar-se para que outro possa ter vida;
4. Recuperemos juntos “o calor humano” que é um antidoto essencial pra beneficiar –se da vida; Em um tempo de crises profundas, reconheçamos as graças de Deus em nossas vidas.
Deus te abençoe e te guarde sempre.


Irmã Sônia de Fátima Batagin, SJBP, (Irmãs de Jesus Bom Pastor)
missionária no Gabão.

Festa dos apóstolos Pedro e Paulo, 29 DE JUNHO 2017