Bastidores…

PREFEITURA FIRMA CONTRATO COM EMPRESA
O prefeito de Capivari, Vitão Riccomini, e o vice-prefeito Bruno Barnabé, anunciaram uma nova conquista para a cidade na manhã da última sexta, dia 18.
A empresa “SF Ambiental Comércio de Sucatas” assinou a concessão de uma nova área para expansão no Distrito Industrial I, de aproximadamente 3.600 m². A assinatura do contrato aconteceu no Gabinete.

SEGUNDO O PREFEITO
O prefeito Vitão agradeceu a empresa pela decisão em expandir suas operações na cidade. “Gostaria de agradecer a empresa SF Ambiental Comércio de Sucatas, que acredita no potencial da nossa cidade em gerar mão de obra para os trabalhos desempenhados pela companhia, certamente serão um excelente reforço para a arrecadação municipal nos próximos anos”, afirmou.

SANTA CASA
A Santa Casa de Misericórdia retornou as visitações aos pacientes internados, que haviam sido temporariamente suspensas devido ao aumento dos casos de Covid-19.
A ação entrou em vigor a partir desta segunda-feira, dia 21, sendo necessário o cumprimento do protocolo de visitas.

REGRAS
As regras determinadas pelo hospital pedem a obrigatoriedade do uso de máscara, além da apresentação do comprovante de vacinação, com no mínimo duas doses recebidas e documento com foto. A idade mínima é de 14 anos em internações clínicas e pelo menos 18 anos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), não sendo permitido revezamento. É importante destacar que é proibido filmar ou fotografar pacientes, funcionários e a dependência do hospital, além de não ser autorizada a entrada de visitantes com alimentos ou apresentando sintomas gripais.

HORÁRIO
O horário das visitas na maternidade, UTI e internações clínicas serão diariamente das 15h30 às 16h, enquanto na emergência será das 16h30 às 17h. Vale lembrar que só será permitida a entrada de um acompanhante por paciente. A vestimenta adequada é calça comprida, saia na altura do joelho ou longa e sapato fechado, não sendo autorizada a entrada de pessoas com camiseta cavada nas dependências do hospital. A troca de acompanhantes será permitida duas vezes por dia, das 07h às 08h e das 19h às 20h. Para mais informações a Santa Casa de Misericórdia de Capivari atende através do telefone 3491-9191.

CIRCUITO SAÚDE
O Circuito Saúde III Etapa de Capivari será realizado no dia 13 de março com largada e chegada na Praça Central e conta com três circuitos: no caso da corrida, os participantes poderão escolher entre 5 e 9 km e a prova de caminhada, que terá 5 km. Organizada pelo Clube Atlético Ipiranga, as inscrições são gratuitas e abrem no dia 28 de fevereiro no site e fecham no dia 06 de março, podendo ser encerrado antes do prazo caso as 2000 vagas sejam preenchidas.

LARGADA
A primeira largada será no dia 13 de março às 7h, e serão escalonadas, com cerca de 250 participantes por vez, num intervalo de 15 minutos. Os atletas deverão chegar no local de prova com 30 minutos de antecedência da largada. O uso de máscaras é obrigatório na arena do evento, no funil de largada, chegada e nos primeiros 200 metros.
A premiação será por classificação geral masculina e feminina, recebendo troféu os 3 primeiros colocados através do tempo líquido. A Organização pede que os competidores não levem acompanhantes e avisa que não haverá guarda-volumes.

ENCHENTES, PODE TER UMA SOLUÇÃO
Um plano contra enchentes na Bacia do Rio Capivari começa a ser elaborado a partir deste mês pela Agência das Bacias PCJ, por deliberação dos Comitês PCJ. O investimento é de R$ 1,2 milhão e os estudos serão realizados pela Profill Engenharia e Ambiente, de Porto Alegre (RS) que recebeu ordem de serviço durante reunião na terça-feira (15/02/2022) com o Grupo Técnico de Acompanhamento (GTA), composto por representantes e autoridades dos municípios posicionados ao longo curso do rio. O projeto deve ser concluído em até 18 meses.

PLANO DIRETOR
O Plano Diretor de Macrodrenagem da Bacia Hidrográfica do Rio Capivari, como é oficialmente chamado, tem como objetivo reduzir progressivamente a frequência, a intensidade e a gravidade das ocorrências de inundações onde já são registradas ou nas áreas potencialmente vulneráveis. A medida vai envolver 15 municípios: Campinas, Capivari, Elias Fausto, Hortolândia, Indaiatuba, Itupeva, Jundiaí, Louveira, Mombuca, Monte Mor, Rafard, Rio das Pedras, Tietê, Valinhos e Vinhedo.

PREFEITO DE CAPIVARI
Prefeito de Capivari, município mais atingido pelas enchentes nessa bacia, Vitor Riccomini, o Vitão, destacou a importância do plano. “Desde 1970 Capivari sofre com enchentes. Foram quatro enchentes nesse período. A de 2022 foi a pior de todas. Este plano é um alento para que nos ajude a minimizar essa situação. Que possamos juntos encontrar caminhos para todos esses municípios”, enfatizou.

PREFEITO DE RAFARD ANUNCIA
O Prefeito Fabinho de Rafard, anunciou aos servidor públicos de Rafard 15% de aumento no salário do servidor, mais 100 reais no vale alimentação. Queremos que 2022 seja o ano do servidor público em Rafard. E será, porque além desse aumento que ocorrerá a partir de abril, nós pagaremos o dissídio atrasado que implica em diversos milhões de reais que chegará aos servidores públicos. 90% dos servidores já assinaram esse acordo.
Estamos dando mais um passo em favor de um projeto macro de melhorias administrativas. Chamaremos mais servidores do concurso e visamos assim profissionais motivados e melhores serviços prestados à nossa cidade.

FEIRA LIVRE DE CAPIVARI
A Prefeitura de Capivari informa que a mudança de local da Feira Livre de comerciantes entrará em vigor no próximo dia 27 de fevereiro. A nova localidade é na rua Sinharinha Frota, em frente a Praça José Zuza, utilizando também o corredor de ônibus circulares da Rodoviária Municipal.

SOLICITAÇÕES DOS FEIRANTES
A medida foi tomada após uma solicitação dos feirantes pela mudança, já que a rua Sinharinha Frota possui mais sombras e é mais confortável para os profissionais que atuam no local, comparado ao antigo ponto da Feira Livre, situado na rua Padre Haroldo. A mudança, originalmente prevista para o início de fevereiro, foi adiada devido as enchentes que atingiram a cidade no mesmo período.
Para mais informações, o Departamento de Fiscalização de Posturas atende através dos telefones 3492-9235 e 3492-9226, de segunda a sexta, das 08h30 às 16h30.

FEVEREIRO ROXO
Durante todo o mês de fevereiro, é lembrado como o mês de conscientização contra as doenças crônicas Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia, popularmente conhecido como “Fevereiro Roxo”. Para abordar esse tema, a Secretaria de Saúde divulgou dicas e informações à população sobre essas condições, com intuito de incentivar o diagnóstico precoce e consequentemente melhorar a qualidade de vida do paciente.

LÚPUS
Lúpus é uma doença inflamatória crônica que causa lesões e inflamações na pele ou até mesmo nos órgãos internos em alguns casos. Os sintomas podem incluir fadiga, dores nas articulações, manchas na pele e febre, podendo ser diagnosticada com simples exames de sangue e urina. Vale destacar que, com o tratamento adequado, é possível controlar a doença e garantir uma boa qualidade de vida.

FIBROMIALGIA
Quanto a Fibromialgia, popularmente conhecida como a “doença das dores inexplicáveis”, se manifesta através de dores musculares crônicas generalizadas (que duram mais de três meses), além de alterações no sono, humor e disposição do paciente. Assim como o Lúpus, a Fibromialgia é mais comum entre mulheres, com o diagnóstico da doença podendo ser feito de maneira clínica.

EM RAFARD, NOVELA CHEGA AO FIM
Mais uma das promessas de campanha do prefeito de Rafard, Fabinho Santos, e do vice-prefeito Wagner Bragalda está sendo cumprida. O Chefe do Executivo anunciou recentemente o pagamento do dissídio aos servidores públicos municipais que trabalharam entre 2011 e 2015.

SERVIDORES
90% dos servidores fizeram acordo com o Sindicato.
“Este era um dos problemas que mais nos tirava o sono e que felizmente estamos conseguindo encaminhar para um final feliz com uma proposta justa. Foram várias tratativas para ter esse final feliz, e agora nosso sentimento se resume em alegria e satisfação”, relatou o prefeito.
Fábio Santos foi o único prefeito que realmente abraçou o problema e buscou a solução, a Prefeitura ainda podia recorrer no processo, mas o prefeito optou por buscar outra alternativa.